Engenheiro Yuri Passos fala sobre mudanças climáticas e COP 28 no Conexão Assembleia
Por Gleydson Silva11/12/2023 10:39 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (11/12), o assessor técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Casa, Yuri Passos, que falou sobre mudanças climáticas, os desafios ambientais para o mundo e a participação da Alece na COP 28, em Dubai.
Engenheiro ambiental e sanitarista, Yuri Passos foi um dos painelistas da Alece na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), expondo as experiências exitosas do Parlamento cearense no painel "Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público".
“A Assembleia levou essa delegação, com a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e a diretora acadêmica da Unipace, professora Lídia Lourinho, e tratamos principalmente da educação e da capacitação das pessoas para a prevenção das mudanças climáticas, que hoje em dia têm se tornado mais intensas”, ressaltou.
Yuri Passos destacou que a participação da Alece na COP 28 “trouxe muitos produtos para a Assembleia”, como o desenvolvimento de parcerias com as universidades de Abu Dhabi e Paris, para a promoção de cursos voltados para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Na avaliação do engenheiro ambiental, as mudanças climáticas deixaram de ser uma ameaça apenas para o futuro, pois os seus efeitos já podem ser sentidos em todo o mundo, com eventos climáticos cada vez mais acentuados. Segundo ele, a alta emissão de carbono na atmosfera tem fortalecido mudanças com “muita chuva em épocas em que não se espera, neve onde antes não tinha, aumento dos oceanos”.
.jpg)
Foto: José Leomar
Buscando estabelecer acordos para barrar a emissão de poluentes e desacelerar o aquecimento do planeta, são realizadas as COPs, conforme Yuri, visando a acordos e responsabilidades de todos os países, conforme suas particularidades. No caso do Brasil, como exemplificou, a maior parte da matriz energética é limpa. No entanto o País enfrenta um grande problema com desmatamentos. “Esse desmatamento tem gerado uma emissão de carbono muito grande. Então esse é um problema pelo qual o Brasil vai tentar se responsabilizar, assim como buscar medida para mudar o uso de combustíveis fósseis”, salientou.
Yuri Passos afirmou que cada pessoa pode contribuir e fazer muitas coisas no dia a dia para reduzir a emissão de carbono, como o descarte correto de resíduos sólidos. “Esses resíduos podem ir para a reciclagem, para a compostagem, se for material orgânico. Se for em local com uma compostagem bem desenvolvida, ela serve até como energia. A sociedade tem que fazer sua parte e fazer suas críticas e cobranças. Por isso é importante a educação ambiental”, disse.
O assessor técnico ressaltou ainda que a Assembleia Legislativa sediará, nesta quinta-feira (14/12), a partir das 8h, a edição nacional do Encontro Melhores Práticas Lixo Zero, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem e reforçam o desenvolvimento do conceito Lixo Zero no Brasil. Já o Prêmio Lixo Zero acontecerá no Museu da Imagem e do Som, a partir das 19h.
Para assistir à entrevista completa de Yuri Passos à jornalista Kézya Diniz, na qual ela aborda esses e outros assuntos, como o futuro do hidrogênio verde no Ceará, é só clicar neste link da transmissão no YouTube.
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao policial militar Guilherme dos Santos
Autor: Ariadne Sousa
Mudança de metodologia de coleta de dados do Garantia-Safra é cobrada em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes