Cabeceira apresenta o livro "Do Roçado à Farinhada"
Por Lindalva Montezuma/com Assessoria19/12/2023 10:05 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (canal 31.1), entrevista, nesta terça-feira (19/12), a partir das 19h, o autor do livro "Do Roçado à Farinhada - sabores e memórias", professor Lúcio Flávio Silva Holanda. A obra retrata de forma nostálgica a infância e a adolescência do escritor, explorando tanto as dificuldades enfrentadas quanto as boas memórias que marcaram seu passado.
Nascido e criado na zona rural de Pindoretama, no Ceará, Lúcio Flávio enfrentou diversos obstáculos para ter acesso a educação. No entanto manteve sempre presente o amor pelos livros e pelos estudos. Sua perseverança o levou a se graduar em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e se tornar um respeitado professor.
Nos últimos anos, Lúcio Flávio também mergulhou no universo literário, participando de diversas antologias e publicando três obras solo, entre elas, "Terra e Vida: Entre Calos e Margaridas" e "Geografando Poesias e Palavreando Cheiros". Seu mais recente lançamento, "Do Roçado à Farinhada - sabores e memórias", revisita seu passado, rememorando as atividades realizadas na roça na sua infância e adolescência. Desde a moagem de cana até as famosas farinhadas, o autor descreve com sensibilidade e poesia a importância dessas experiências marcantes em sua vida.
O livro utiliza personagens fictícios, porém com características reais de pessoas que fizeram parte da jornada do autor. A narrativa é predominantemente em prosa, mas também traz elementos poéticos, resultando em uma obra que retrata não apenas a vida simples da roça, mas também os desafios enfrentados por aqueles que ali vivem devido à precária infraestrutura. Além disso, destaca o rico patrimônio cultural, gastronômico e econômico da cidade natal de Lúcio Flávio.
Produzido e apresentado por Rosanni Guerra, em conjunto com a coordenação de Luciano Augusto e edição de Samuel Frota, Cabeceira tem como objetivo discutir e divulgar obras literárias, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer novos autores e suas contribuições para o universo da literatura.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade