Fernando Santana projeta apresentação do relatório final sobre a Enel
Por Ricardo Garcia30/04/2024 12:12 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Fernando Santana (PT) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (30/04), que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Casa que investiga a atuação da Enel no Estado prevê apresentar o relatório final da investigação nos próximos dias.
Segundo o parlamentar, o documento será apresentado não apenas para os demais deputados, mas também vai ser encaminhado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, conforme combinado em reunião, bem como ao Ministério Público do Ceará e a toda a sociedade.
“No relatório foram colocados todos os dados e orientações do que deve ser mudado na atuação da Enel, e sinalizadas as devidas punições que ela deve sofrer”, apontou Fernando Santana.
As atividades da CPI foram encerradas na última semana, com a realização de oitiva com o diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida, conforme informou. Na avaliação do deputado, as explicações dadas pelo Executivo em relação à prestação de serviços da empresa no Estado não foram satisfatórias.
“Foram anunciados investimentos em equipe e manutenção para os próximos meses, com uma publicidade muito forte em torno disso. O que digo é que não adianta investir só em publicidade, para limpar e melhorar a imagem da empresa perante a opinião pública”, ressaltou o parlamentar.
Ainda segundo Fernando Santana, mesmo com o encerramento dos trabalhos da CPI, o Parlamento cearense vai continuar acompanhando de perto a atuação da empresa. “Nós não iremos nos calar. Não vamos deixar que a má prestação de serviços continue no Ceará. Vamos continuar cobrando o compromisso da Enel, para que ela mude essa maneira desastrosa com a qual presta os seus serviços no Estado”, assinalou.
Em aparte, o deputado Simão Pedro (PSD) também expressou a sua insatisfação com os esclarecimentos dados pelo diretor-presidente da Enel durante oitiva na CPI.
O deputado Agenor Neto (MDB) foi outro a demonstrar o seu descontentamento com as justificativas dadas, avaliando a participação do executivo da Enel na CPI como “decepcionante”.
Já o deputado Almir Bié (Progressistas) relatou que são constantes as denúncias e reclamações recebidas de cidadãos cearenses contra a Enel.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

De Assis aponta ações do Executivo no combate à fome e na segurança pública
Autor: Ricardo Garcia
Nizo Costa destaca redução de crimes violentos letais e contra o patrimônio no Ceará
Autor: Luciana Meneses