Notícias

Conexão Assembleia destaca iniciativa Um Milhão de Oportunidades, do Unicef

Por Giovanna Munhoz
20/05/2024 11:52 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

A jornalista Kézya Diniz conversou com Nilson Silva, comunicador social e integrante da Unicef - Foto: Márcio Moreira

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da FM Assembleia (96,7MHz), conversou, nesta segunda-feira (20/05), com o comunicador social Nilson Silva, integrante do Fundo para as Nações Unidas para Infância (Unicef).

Durante a entrevista, Nilson Silva explicou a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo Unicef, com o intuito de formar alianças multissetoriais com governos, empresas e sociedade civil para promover oportunidades de formação profissional para jovens e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Essa iniciativa é muito relevante na proteção de adolescentes, já que favorece a integração dos jovens à sociedade. Não se resume a uma ferramenta digital, é uma ação com diversas iniciativas que busca construir oportunidades entre elas, capacitar e conectar empresas e organizações da sociedade e governo, além de mobilizar adolescentes dentro de oportunidades de emprego. É uma estratégia mundial que já atingiu a meta de um milhão de oportunidades, inclusive no Brasil já foram mais de 500 mil oportunidades criadas. E queremos triplicar essa meta até o final do ano”, disse.

O comunicador social ressaltou que a iniciativa conta com três frentes: mobilização, parceria e educação. “Não queremos tirar os jovens da escola. É fazer uma transição positiva para o mercado do trabalho e, com isso, além de mobilizar, trabalhamos a educação desses adolescentes”, assinalou.

Mesmo ingressando no mercado de trabalho, o programa estimula que os jovens galguem oportunidades dentro do ensino superior e construção de um futuro estruturado. “Gerando oportunidades de trabalhos decentes, respeitando as leis com ambientes saudáveis, estes conseguem prosperar e ascender educacionalmente”, frisou.

Nilson apontou ainda a legislação trabalhista que protege e assegura os direitos dos adolescentes. “Hoje temos três legislações principais, entre elas, a Lei do Aprendiz, do CLT e Lei do Estágio. A Lei do Aprendiz inclusive versa sobre os trabalhos a partir de 14 anos. Não é verdade que o jovem não pode trabalhar. Pode, mas precisa ser algo que não o atrapalhe na escola e que venha para o crescimento”, afirmou.

Outro ponto levantado durante o programa foi a necessidade de estimular a geração de oportunidades para jovens dentro dos municípios. “Dentro do programa do Selo Unicef, fizemos uma mobilização com as gestões municipais dentro da busca de oportunidades. Colocamos uma meta de empregos a ser seguida de acordo com a população de cada município. Isso vai gerar oportunidades, inclusive muitos municípios cearenses conseguiram cumprir essa meta”, enfatizou.

A importância de buscar a prevenção dos processos de violência também foi debatida. Segundo Nilson Silva, os programas desenvolvidos pela Unicef buscam a prevenção da violência na adolescência. “É pensar a proteção para não acontecer e o tratamento para casos em que o adolescente já está inserido nesse contexto. Gerar oportunidades de vida é uma maneira efetiva de combater esse problema”, disse.

Durante o mês de maio, o Conexão Assembleia está exibindo uma série de entrevistas, em parceria com o Fundo para as Nações Unidas para Infância, focando nas políticas de proteção para infância e adolescência. 

Com produção de Kássia Braga e apresentação de Kézya Diniz, o Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Lusiana Freire

Veja também