Alunos de Caucaia e Messejana participam de visita do projeto O Parlamento e sua História
Por Gleydson Silva / Pedro Emmanuel Goes14/08/2024 16:17 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (14/08), 38 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Iraci Pereira de Alcântara, do bairro Icaraí, em Caucaia. Pela tarde, foi a vez da participação de 20 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio José de Alencar, localizada no bairro Messejana.
As visitas fazem parte do projeto O Parlamento e sua História, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que proporciona encontros entre a política e a história do Parlamento cearense a alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios próximos.
Em virtude da reforma do Plenário 13 de Maio, o roteiro sofreu mudanças e contempla, momentaneamente, a exposição permanente do Malce, a apreciação mais detalhada do quadro “Cearensidade” e uma caminhada pelo edifício-sede, visitando pontos como o Salão Nobre e os gabinetes de parlamentares.
O professor de História Eduardo Valentim, da Escola Professora Iraci Pereira de Alcântara, avaliou que a visita dos estudantes ao Legislativo ressalta a importância desse Poder para a sociedade, assim como proporciona a eles o conhecimento sobre a atuação do Parlamento e sua estrutura. “A Assembleia não é um lugar destinado apenas ao debate político. É um local que também oferece serviço à população, tem cultura e história”, disse.
Ele ainda avaliou que “a história é a nossa vivência política. Nós somos seres políticos, então, ao ter contato com tudo isso, como é no dia a dia, eles unem a teoria, que aprendem na escola, e a prática do que é vivido na política do Estado”.
Os alunos e os professores Eduardo Valentim e Maria Vívia Oliveira Costa foram acompanhados e orientados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes
Durante a tarde, foi a vez de estudantes da Escola José de Alencar conhecerem as dependências da Alece - Foto: Paulo Rocha
VISITA PELA TARDE
Já no período da tarde, 20 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio José de Alencar, localizada no bairro Messejana, participaram da visita guiada.
Para a professora de Sociologia Fábia Geisa Amaral, a visita, especialmente ao museu, fornece uma grande contribuição para o aprendizado de sala de aula. “A interdisciplinaridade é muito presente em nossos estudos, e conhecer a Alece, principalmente o museu, nos fornece essas informações que alinham e integram a história do Ceará com a história do Brasil, o que amplia muito a visão dos estudantes sobre a nossa história e o nosso presente”, observou.
Além de Fábia, os estudantes estavam acompanhados dos professores Arthur Viana e Greicy Kelly da Silva. Eles foram guiados pela equipe do Memorial, composta por Marcela Loiola, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Lígia Farias, Miguel Rodrigues, Edna Camarço, Sávio Batista, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias e Mateus Leitão.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece marca os 75 anos da Fiec com homenagens a dirigentes da Federação
Autor: Ariadne Sousa
Valorização da enfermagem é defendida durante solenidade em homenagem à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes