Alunos de escolas dos bairros Aerolândia e Serrinha visitam a Alece nesta quarta
Por Luciana Meneses/ Wanessa Tavares30/10/2024 16:19 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, nesta quarta-feira (30/10), a visita de alunos de escolas de Fortaleza por meio do projeto O Parlamento e sua História.
Pela manhã, foram recepcionados 28 estudantes do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Estado do Pará, localizada no bairro Aerolândia, em Fortaleza. Acompanhando os alunos, o professor de Química David Oliveira considera a experiência uma grande contribuição para o aprendizado dos estudantes. "Essa visita guiada é bastante enriquecedora para o conhecimento deles. É uma aula de campo em que se conhece não só as dependências do Poder Legislativo, mas a vivência dos parlamentares e sua função na sociedade", salientou.
Para a aluna Brena, de 17 anos, a visita apresentou uma realidade vista apenas nos livros ou na televisão. "Todos os alunos estavam bastante ansiosos para a visita. Estamos conhecendo mais um pouco sobre a história do nosso Estado, tendo acesso a um acervo importante e vendo de perto como a Assembleia Legislativa funciona", opinou. Durante a visita, os jovens conheceram o Malce e visitaram a exposição "Da Imposição à Cidadania - 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”, que marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira. O grupo também circulou pelo Complexo de Comissões Técnicas e outras dependências da Alece.
Já no período da tarde, foi a vez de 44 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professor Jader de Carvalho Moreira, do bairro Serrinha, em Fortaleza, conhecerem a Alece.
O grupo, acompanhado pela diretora da escola, Marília de Lima, do professor Fabrício Oliveira, de Sociologia, e do estagiário do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Patrick Andrade, também foi recepcionado pelo mediador do Memorial, Rodolfo Martins, que falou sobre a história da política do Ceará e do Brasil.
Marília de Lima informou que já é a segunda vez que a escola proporciona essa visita aos alunos para incentivar os jovens a buscarem o conhecimento sobre a política e a cidadania. "Essa visita faz parte do nosso roteiro de aulas de campo [...] com o objetivo de despertar os alunos sobre a consciência de escolher o nosso representante para a evolução da nossa cidade e do nosso Estado", afirmou.
Já a aluna Jeniffer Rodrigues, de 17 anos, avaliou a visita ao Memorial como uma oportunidade excelente para conhecer mais sobre os temas discutidos em sala de aula, por meio das maquetes e das ilustrações que estão expostas no acervo do Malce.
SOBRE O MEMORIAL
O Malce é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa, responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. É composto pelas células de Pesquisa Histórica e de Conservação, Restauro e Manutenção.
O Memorial conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao País, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos conselhos provinciais, em 1829, até a atualidade.
Também dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.
O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.
As visitas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
EQUIPE DO MALCE
No período da manhã, o grupo foi acompanhado e orientado sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes.
Já a equipe da tarde é composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade