Queiroz Filho sugere reavaliação de nominação da Concha Acústica da UFC
Por Lincoln Vieira12/11/2024 13:08 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Queiroz Filho (PDT) propôs, durante a sessão plenária, presencial e remota, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (12/11), reflexão sobre a nomeação da Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para Bergson Gurjão, em homenagem ao estudante cearense morto na Ditadura Militar.
Segundo o deputado, a Concha Acústica já carrega o nome de Antônio Martins Filho, primeiro reitor e fundador da UFC. O parlamentar ressalta que não é contrário à homenagem ao estudante, entretanto poderia ser feita em outro espaço público. “Eu não entendo o porquê do revisionismo que se impõe na UFC. Nada contra a homenagem ao estudante, mas terrenos doados pelo Governo do Estado poderiam levar o nome do estudante”, argumentou.
Queiroz Filho destacou a importância do primeiro reitor da UFC para o Estado. O deputado salientou que Antônio Martins Filho contribuiu para a fundação da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como para a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) concordou com Queiroz Filho e classificou como "lamentável" a iniciativa da UFC. “O que se tornou esse País? Um excesso de politização de tudo, e isso atropela as discussões de assuntos fundamentais, como o respeito à memória e à história. Não se pode olhar para tudo com viés ideológico”, ressaltou.
O deputado Cláudio Pinho (PDT) indagou sobre os motivos pelos quais Bergson Gurjão não pode nomear outro espaço público da universidade. “Por que não colocam o nome do estudante em outro prédio? A reitoria não construiu um prédio que possa fazer a homenagem ao aluno? Isso é desfazer a história”, avaliou.
Por sua vez, o deputado De Assis Diniz (PT) defendeu batizar a Concha Acústica com o nome do estudante Bergson Gurjão. O parlamentar salientou que o espaço ainda não foi nominado formalmente com registro em ata e que o nome do ex-reitor Antônio Martins Filho já homenageia a reitoria e outros espaços da universidade. “Não se trata de tirar o nome de um e alterar para o outro. O Bergson era estudante da UFC com uma história de vida, e o ex-reitor já tem seu espaço”, observa.
E por fim, o deputado Renato Roseno (Psol) reverberou a defesa de De Assis Diniz. De acordo com ele, o espaço da UFC nunca foi nomeado, e atrelar o nome do ex-reitor à Concha Acústica é "desinformação". Para ele, a iniciativa de nomeação desagradou a direita. “Ao que me parece, nominar a Concha Acústica com o nome do ex-estudante assassinado pela Ditadura, nos tempos atuais, gerou incômodo na direita brasileira. Não podemos ter medo da história, temos medo de dedicar olhares à história?", questionou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Nizo Costa destaca investimentos para o município de Iguatu
Autor: Ricardo Garcia
Guilherme Sampaio comemora marca de estudantes do ensino público aprovados em universidades
Autor: Luciana Meneses