De Assis Diniz alerta para altos índices de assédio no ambiente de trabalho
Por Luciana Meneses11/12/2024 13:56 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado De Assis Diniz (PT) alertou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quarta-feira (11/12), para os altos índices de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento citando o levantamento divulgado pela Justiça do Trabalho do Brasil apontando que, entre 2020 e 2024, julgou em todas as instâncias 419.342 ações envolvendo assédios moral e sexual. “E todos nós sabemos os péssimos impactos que esse comportamento terrível causa na vida do trabalhador. São pessoas que se usam de um cargo para praticar algo que fere a dignidade humana. E o mais triste é que muitas vítimas adoecem, abandonam seu emprego, mas não denunciam”, lamentou.
De Assis Diniz reforçou ainda que, como membro do Partido dos Trabalhadores, a vigilância por parte dele e de seus pares deve ser ainda maior. “Nós que conhecemos o mundo do trabalho e somos de um partido que defende o trabalhador não podemos ser coniventes com essa prática. Não é razoável que um cargo permita tudo. E as consequências do assédio no ambiente de trabalho são sentidas por todos. O ambiente se torna tenso, as vítimas adoecem e o resultado do trabalho não é bom”, salientou.
O deputado aproveitou ainda seu tempo na tribuna para enaltecer a gestão do governador Elmano de Freitas. “Elmano, nos dois primeiros anos de governo, fez muito. Hoje o Ceará tem a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, estamos crescendo em todas as áreas, reduzimos as filas das cirurgias eletivas e seguimos trabalhando para fazer nosso Estado crescer ainda mais”, elogiou.
Em aparte, o deputado Nizo Costa (PT) afirmou que o Governo Elmano é marcado pela ação. “Esse é um governo de ação que está fazendo tudo o que se comprometeu e muito mais. Projetos como o Malha d’Água e a Transnordestina, que vêm de parcerias importantes e estão gerando emprego e renda”, ressaltou. O deputado Alysson Aguiar (PCdoB) também parabenizou o governador por buscar investimentos para o Instituto Dr. José Frota (IJF).
Já o deputado Sargento Reginauro (União) parabenizou o colega deputado pelo tema abordado em pronunciamento e frisou como os profissionais de segurança sofrem com assédio. “O adoecimento da classe trabalhadora é algo crescente, e sabemos que vários fatores funcionam como gatilho, levando a pensamentos derrotistas e muito suicídio. Estamos aqui para promover políticas públicas de acolhimento a essas pessoas, pois sabemos que esse problema está presente em todo ambiente de trabalho. Parabéns pelo pronunciamento”, opinou.
O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) acrescentou que é preciso dar mais atenção e importância ao adoecimento mental do trabalhador. “A grande maioria das pessoas vê como um exagero, que quer chamar a atenção, mas a realidade é que a grande maioria daqueles que cometem suicídio já procuraram um profissional médico. Ou seja, precisamos ter mais atenção com essas doenças”, avaliou.
A deputada Dra. Silvana (PL), por sua vez, lembrou que a depressão é uma doença que tem tratamento e cura. “Quem está ao redor precisa acreditar no sofrimento daquela pessoa, pois a maioria subestima, acha que é para chamar a atenção, mas não é. Temos tratamento, temos cura e precisamos sim acabar com as causas, entre elas o assédio”, sugeriu.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis aponta ações do Executivo no combate à fome e na segurança pública
Autor: Ricardo Garcia
Nizo Costa destaca redução de crimes violentos letais e contra o patrimônio no Ceará
Autor: Luciana Meneses