Notícias

Atividades do Conselho de Altos Estudos são apresentadas à primeira-dama da Alece

Por Juliana Melo
12/02/2025 18:57 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Reunião no Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos foi realizada na tarde desta quarta-feira (12/02) - Foto: Erika Fonseca / Alece

A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, foi recebida, nesta quarta-feira (12/02), pelos membros do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para conhecer o campo de atuação e as principais ações desenvolvidas pelo órgão. 

Segundo Tainah Marinho, o trabalho do órgão é fundamental para a Casa, e algumas ações deverão ter maior destaque. “Com certeza a gente vai incrementar o evento da Assembleia Itinerante, porque eu vejo nele uma forma de aproximar a Assembleia da comunidade do interior do nosso Estado. E eu, como alguém que vem de uma cidade do Litoral Norte, fico especialmente tocada com a realização dessa grande festividade. Eu trago essa sensibilidade de alguém que está longe da Capital e que tem vontade de ter essa aproximação com a Assembleia Legislativa, mas, por conta da distância, não tem essa oportunidade”, comentou.

A primeira-dama ressaltou ainda que a atuação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos “transborda conhecimento em favor do desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa sociedade”. “Essa equipe merece toda a valorização e reconhecimento, e irão contar com o meu apoio e do nosso presidente para dar continuidade a todos esses projetos”, acrescentou

Entre os temas abordados durante a reunião, foram destacados os estudos que dão origem aos pactos, que são análises aprofundadas, realizadas com metodologia desenvolvida pelo próprio conselho e feitas em articulação com instituições públicas, entidades da sociedade civil e setor privado em torno de temas relevantes para a sociedade cearense identificados pelo Parlamento. Entre eles estão o Pacto das Águas, o Pacto pela Vida, o Pacto pela Convivência com o Semiárido Cearense, o Pacto pelo Pecém e o Pacto pelo Saneamento Básico. 

Outras ações de cunho social elaboradas pelo conselho foram relatadas, como as campanhas Ceará Sem Drogas, Doe Esperança e a doação de equipamentos para cozinhas comunitárias em Fortaleza e Caucaia, além de iniciativas como Assembleia Itinerante, Vem Pra Alece, Move Ceará e Renda Gera Renda.

A assessora técnica do Conselho de Altos Estudos, Fátima Feitosa, explicou que o órgão tem uma função muito importante de nortear as políticas públicas e a produção legislativa da Casa. Ela frisou ainda que a reunião com a primeira-dama permitiu ao conselho “demonstrar e disponibilizar tudo que nós temos do ponto de vista técnico e de capital humano. A nossa equipe é pequena, no entanto é uma equipe muito valorosa do ponto de vista científico, técnico, com multifunções”, afirmou.

Ela ressaltou também a atuação do órgão na campanha de doação de equipamentos para cozinhas comunitárias, atendendo a periferia de Fortaleza. “É bom que esse projeto continue, porque é agregado ao Ceará Sem Fome, que é uma grande ação do Governo do Estado”, avaliou. 

Outro ponto destacado pela coordenadora técnica dos pactos do Conselho de Altos Estudos, Rosana Garjulli, é a necessidade de haver um reforço na equipe do órgão. Ela sugeriu também que o conselho trabalhe em ações de monitoramento dos pactos e seja considerada a possibilidade de o órgão se tornar um observatório de políticas públicas do Estado. Além disso, comentou que “é clara a necessidade de ter um planejamento melhor em relação às demandas que vêm para a gente. A essência do conselho é dar suporte técnico e científico para o Parlamento. O essencial são os pactos, são os grandes debates, são os seminários, são as conferências. Acho que ela [primeira-dama] captou bem isso, de que nós precisamos que as coisas tenham um planejamento, é fundamental que nós tenhamos um cronograma”. 

 

SOBRE O CONSELHO

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, criado em 13 de setembro de 2007, é um órgão de pesquisa, educação e memória da Alece vinculado à Mesa Diretora.

Ele tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo. Para isso, o conselho mantém o intercâmbio com instituições científicas e de pesquisa, centros tecnológicos e universidades, organismos ou entidades estatais e privadas voltados para o seu campo de atuação. 

Edição: Geimison Maia

Veja também