Notícias

Alece celebra 71 anos da Ematerce com homenagem à instituição e aos colaboradores

Por Ariadne Sousa
17/03/2025 19:12 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na tarde desta segunda-feira (17/03), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o 71° aniversário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Na solenidade, foram reconhecidas as contribuições da entidade para o fortalecimento da agricultura familiar no Ceará. 

O deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento que originou a sessão, ressaltou que a empresa é referência no âmbito das empresas que trabalham com assistência técnica. “Aqui no Ceará, ela é fonte de inspiração para ter o acompanhamento de uma política clara, sistêmica e que foca no desenvolvimento”, apontou. 

Para o parlamentar, o patamar alcançado pela Ematerce tem base nos esforços dos colaboradores que construíram a história da instituição. Nesse sentido, ele alerta para a importância da elaboração de um Programa de Demissão Voluntária (PDV). “Nós precisamos dialogar com a Casa Civil e convencer da condição obrigatória e necessária de um PDV que traga, para dentro da Ematerce, um sentimento de valorização, reconhecimento do trabalho, da dedicação que, ao longo dos 40, 50, 60 anos de labuta, construiu uma referência”, defendeu. 

Autor do requerimento da homenagem, o deputado De Assis Diniz (PT) presidiu a sessão solene em alusão aos 71 anos da Ematerce - Foto: Marcos Moura / Alece 

Na avaliação do deputado, o crescimento da produção rural no Estado se entrelaça com as ações empreendidas pela entidade. “O Ceará tem batido recordes em cima de recordes, e o mais expressivo desse processo são os avanços […] Olhemos o espaço conquistado do Ceará com a pecuária de leite, hoje uma referência, usando a ciência, inovação e tecnologia”, apontou De Assis Diniz.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz Ricardo, saudou todos os colaboradores da empresa e afirmou que o Governo do Estado tem o compromisso de fortalecer a produção de alimentos vindos de pequenos produtores. “A gente quer gerar mais oportunidade, quer dar mais qualidade aos homens e às mulheres, quer produzir mais alimentos, quer fazer um enfrentamento direto para aqueles que ainda usam agrotóxicos”, comentou. 


Presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa enalteceu o trabalho da instituição - Foto: Marcos Moura / Alece

HOMENAGEADOS

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, relembrou as conquistas da instituição e os impactos gerados na economia do Ceará. “Nestes 71 anos de caminhada, a empresa tem semeado tecnologia no campo, impulsionado a economia cearense e melhorado a vida de todos, com a produção sustentável de alimentos e o aumento da renda”, afirmou. 

Segundo ele, o campo cearense é habitado por cerca de 2 milhões de pessoas, correspondendo a 23% da população do Estado. “A base econômica da ampla maioria dos municípios cearenses ainda é agrícola, por isso a importância do fortalecimento do serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para potencializar a economia em muitos casos vulneráveis desses municípios. Um estudo do escritório técnico de estudos econômicos do Banco do Nordeste indica que o produtor assistido produz de três a quatro vezes mais”, informou. 

Falando em nome dos demais agraciados, o presidente da Associação dos Servidores da Ematerce, Sidônio Fragoso, ponderou que existem muitos motivos para comemorar, mas que ainda existem lutas por melhorias voltadas aos colaboradores da empresa, como ajuste do plano de cargos e carreiras. “Para isso acontecer, precisamos estar unidos, de mãos dadas, para que a gente possa conquistar aquilo que estamos buscando”, declarou.

Também receberam certificados de homenagem o chefe do Núcleo Administrativo da Ematerce, Antônio Moreira Neto; o engenheiro agrônomo e gerente metropolitano, Antônio Zilval Fonteles; a técnica de Apicultura Ana Kaiana de Oliveira Souza; o técnico de Agroecologia Carlos Alexandre da Silva e o técnico de Energia Renovável/Crédito Rural Elias Pereira de Oliveira. 

A lista de homenageados contou ainda com o técnico de Produção Orgânica Gideone Gerson Souza Galdino; o técnico de Agroecologia Jonatan Levi Ferreira de Medeiros; a técnica da Área do Fomento Maria de Fátima Benício Santos e Silva; o técnico da Olericultura Rai Rebouças Cavalcante e os técnicos da Agroindústria Thays Lima Fama Guimarães e Willian Bonne Monteiro dos Santos, bem como Fernanda Maria Farias de Aquino. 

Completaram a mesa da solenidade a assessora institucional e representante do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) Graça Pedrosa; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará, Wil Pereira, e a homenageada Maria Antonieta Freitas, supervisora de Registros Funcionais do Município de Fortaleza. 

Confira a íntegra da sessão solene:


Edição: Geimison Maia

Veja também