Notícias

Sessão solene na Alece reconhece e destaca importância do optometrista

Por Guilherme de Andrade
31/03/2025 19:10 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

Para comemorar o Dia Estadual do Profissional Optometrista, celebrado anualmente em 6 de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (31/03), sessão solene no Plenário 13 de Maio. A homenagem atendeu a requerimento do deputado Sargento Reginauro (União), com subscrição dos deputados Felipe Mota (União), Firmo Camurça (União) e Antônio Henrique (PDT).

Com sua atuação, os optometristas ajudam na prevenção da cegueira evitável e na ampliação do acesso a serviços básicos de saúde ocular, contribuindo assim para a redução de demandas no sistema de saúde. Além da detecção precoce de problemas oculares, esses profissionais orientam sobre cuidados preventivos e na promoção da qualidade de vida. 

Deputado Sargento Reginauro (União) falou sobre a importância da Optometria para a saúde ocular da população - Foto: Marcos Moura / Alece

Sargento Reginauro ressaltou que a busca por um maior reconhecimento para estes profissionais é, também, uma “luta pela saúde da população”, uma vez que diversos brasileiros não têm acesso à consulta básica para verificar a qualidade da própria visão. Inclusive, esta foi uma crítica do deputado: “A nossa saúde visual é capenga. Ela é capenga porque nós não temos ainda, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhida a optometria”.

O parlamentar lembrou ainda que o optometrista é o profissional “que vai trazer, na atenção primária de saúde, os cuidados com a saúde visual, que faz reabilitação em saúde visual, que tem realmente um campo científico de trabalho para mostrar que é uma ciência e precisa ser tratada como tal”. “Ele não deve nada a nenhuma outra profissão da área de saúde”, comentou. 

Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados Diana Maria do Nascimento, Tiago Paixão Ferreira, João Welio Cavalcanti, Moisés dos Santos Lopes, Edivaldo Ferreira Araújo, Albenizio Maurício de Souza, Deysellany Silva Mota, Carlos Eduardo Guerra Moraes, Jeyres Pereira Nobre, João Bosco Dias, Maria da Glória Oliveira, Wilson Saraiva de Araújo, Thiago Castro Alves, Antonio Gladson de Souza, Maria Aures Muniz, Josilene Portela Veras, Leila Maria Vasconcelos e Márcio Beuttenmuiller Nogueira. 

Maria da Glória Oliveira defendeu a união da categoria - Foto: Marcos Moura / Alece

A sócia administradora do Instituto Filgueira de Desenvolvimento e Apoio à Educação, Maria da Glória Oliveira, falou em nome dos homenageados. Além de distribuir agradecimentos pelo reconhecimento da Casa, ela pediu uma maior união entre os trabalhadores da classe para que a profissão seja ainda mais impulsionada e reconhecida no País. 

“Eu gostaria de chamar nossa atenção ao fortalecimento das instituições. Para isso é necessário mais unidade. Desde quando a gente pede união na optometria? Faz tempo isso. Por que eu estou pedindo? Porque vocês são bons. Então, pensem nisso e fortaleçam as instituições. A instituição política é muito importante”, afirmou. 

O ex-deputado e atual vereador de Fortaleza, Soldado Noélio (União), também lamentou a falta de conhecimento da sociedade sobre a profissão e alertou para o perigo que este desconhecimento traz consigo. “Imagine se, em um determinado momento, vai um projeto para Brasília dizendo que a Optometria não pode mais ter consultório, não pode mais fazer nada. Como nós vamos defender a Optometria diante de uma população que não sabe o que é Optometria? De que lado a população vai ficar?”, alertou. 

Portanto, ele afirmou que momentos o da sessão solene servem tanto para reconhecer o trabalho efetuado pelos optometristas, como também para educar a população com relação ao serviço disponibilizado. 

Vice-presidente da Sindióptica do Estado do Ceará, José Bezerra de Sousa afirmou que os optometristas podem revolucionar e mudar a cara do Brasil. Para ele, a optometria “é importante porque ninguém produz ou constrói sem visão. É enxergar para poder ler, para poder criar e para poder transformar essa nação”. 

A mesa da sessão solene contou ainda com as presenças da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Ceará, Maria Aures Muniz; do fundador e diretor das Óticas Boris, José Airton Boris; e do coordenador de Pólos da Universidade Cruzeiro do Sul, Thiago Castro Alves. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também