Unipace é finalista do Prêmio Abel 2025 com três projetos de destaque nacional
Por Julyana Brasileiro, da Comunicação Interna25/04/2025 11:35 | Atualizado há 7 horas
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), tem três projetos entre os finalistas do Prêmio Abel 2025, que reconhece as melhores iniciativas em educação legislativa em todo o País e é concedido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Os vencedores serão anunciados durante o 41º Encontro Nacional da Abel, de 4 a 6 de junho de 2025, em Natal (RN).
Para a diretora acadêmica da Unipace, Sarah Pinto de Holanda, estar entre os finalistas é um sinal claro do reconhecimento ao trabalho de qualidade que a instituição vem realizando. ''O reconhecimento do trabalho realizado pela nossa equipe é, realmente, muito gratificante. Estar entre os finalistas do prêmio da Abel é uma grande conquista para todos nós que compomos a Unipace", apontou.
PROJETOS EM DESTAQUE
O Prêmio Abel contou com inscrições de diversos projetos em cinco categorias: Educação Legislativa, Inovação, Comunidade, Publicação e Fiscalização. A Unipace está concorrendo em três delas.
Na categoria Educação Legislativa, o destaque vai para o Programa de Educação Continuada em Sustentabilidade (PECS), fruto de uma parceria entre a Célula de Qualificação dos Servidores e o Comitê de Responsabilidade Social da Alece. A iniciativa promoveu cursos voltados para uma gestão mais eficaz, eficiente e sustentável, formando lideranças preparadas para disseminar essa nova cultura organizacional.
Norma David, coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace, reforçou a alegria pela indicação. “Estamos muito felizes por sermos finalistas. O curso seguiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e abordou temas fundamentais como transparência, gestão ambiental e inclusão social“, comentou.
Já na categoria Inovação, a Unipace concorre com a Oficina de Produção Científica, voltada para alunos de pós-graduação. A coordenadora dos cursos, Maruza Leal, comemorou a indicação e destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi uma oportunidade incrível para os alunos desenvolverem, na prática, as habilidades necessárias para escrever artigos científicos. Foram quatro encontros intensos, com muito aprendizado e participação”, indicou.
Na categoria Comunidade, a Alece é finalista com o projeto “Gestores Escolares para Promoção da Aprendizagem”, voltado a diretores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação.
Marluce Torquato, coordenadora pedagógica do projeto, contou que o projeto alcançou 15 municípios e beneficiou cerca de 900 pessoas. “Essa parceria entre a Unipace e as escolas legislativas dos municípios teve um impacto muito positivo. O curso, dividido em dois módulos, capacitou e aperfeiçoou o trabalho realizado pelos profissionais da educação na área de gestão das instituições escolares nos municípios cearenses“, explicou.
PRÊMIO ABEL
O Prêmio Abel busca valorizar o empenho e a excelência na promoção da educação legislativa, incentivando a criação e implementação de projetos que impactem positivamente a sociedade e fortaleçam os pilares da democracia.
Em 2024, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu o Prêmio Abel na categoria Educação Legislativa, concedida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria