Notícias

Procon Alece inicia mutirão para resolver processos em aberto com a Enel

Por Guilherme de Andrade
29/04/2025 10:58 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Reunião para início do mutirão com a Enel foi realizada na manhã desta terça-feira (29/04) - Foto: José Leomar / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Alece (Procon Alece), e em parceria com a Enel Ceará, iniciou nesta terça-feira (29/04) mutirão para resolver processos pendentes relacionados à companhia de distribuição elétrica. O objetivo é trazer conclusões para as quase 500 pendências existentes. 

O trabalho começou com um reunião interna entre a Alece e diretoria da Enel. O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), conversou nesta manhã com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Procon Alece, deputado Fernando Hugo (PSD); com o presidente da Enel, José Nunes de Almeida Neto; e com a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante. 

Romeu Aldigueri ressaltou que o intuito da iniciativa é “zerar essas pendências e procurar soluções amigáveis”. "Agradecemos a boa vontade da Enel, que está aqui pessoalmente com o seu presidente […] A Enel é um contribuinte que tem muitas reclamações, então é importante hoje a empresa mostrar a sua responsabilidade social”, comentou o presidente,, que elogiou a ação promovida pelo Procon Alece.

O deputado Fernando Hugo considerou essa uma “data histórica para a defesa do consumidor no Estado do Ceará”. Ele ressaltou que o alto número de processos em aberto se dão “não por omissão, descaso, desleixo ou desqualificação do Procon ou Enel”, mas sim pelo fato de que a “Enel atende quase cinco milhões de núcleos habitacionais e industriais da coletividade cearense”. 

“A Enel está aqui para buscar soluções, fazendo com o que todos aqueles que estão com pendências aqui possam receber soluções de momento, ágeis e rápidas. Há de se permanecer na data marcada desse 29 de abril, buscar até o último segundo desse mutirão as soluções que os usuários querem e que a Enel pode e deve oferecer”, defendeu o parlamentar.

Equipe com servidores do Procon Alece e funcionários da Enel vão analisar os processos em aberto - Foto: José Leomar / Alece

Presidente da Enel, José Nunes de Almeida Neto garantiu que os processos que tenham “amparo regulamentar e seja factível a solução” contarão com o empenho e flexibilidade da companhia para encontrar uma resposta rápida e positiva. Ele ainda destacou alguns dos temas tratados nestes casos em aberto. 

“Há o tema de ressarcimento por algum dano elétrico. Esse é factível de solução desde que se tenha alguma comprovação. Há reclamação por falta de fornecimento, que também buscaremos agilizar estas respostas”, frisou. 

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, informou que cerca de 20 profissionais estão trabalhando no mutirão, sendo dez deles da Enel e o restante do Procon Alece. No primeiro momento, cada um destes trabalhadores vão analisar os processos para fazer novos acordos em parceria com a Enel. 

“Depois disso, chamaremos os consumidores para assinar e sacramentar os acordos. O presidente Romeu Aldigueri está abrindo as portas da Assembleia para que o consumidor seja melhor atendido e tenha satisfação”, comentou.

SOBRE O PROCON ALECE

O Procon Alece é um órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, subordinado diretamente à Mesa Diretora, e possui como principais atribuições orientar, proteger e defender o consumidor; intermediar os conflitos nas relações de consumo; promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.

SERVIÇO - PROCON ALECE

FUNCIONAMENTO: segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
ENDEREÇO: Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE - Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III) da Alece, 3º andar .
SITE: https://procon.al.ce.gov.br
TELEFONES: (85) 3277-3800 / 3277-3801
E-MAIL GERAL: proconalece@al.ce.gov.br
E-MAIL EXCLUSIVO PARA ENVIO DE RECLAMAÇÃO: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br

Edição: Geimison Maia

Veja também