Infraestrutura do Malce é apresentada à equipe do Tribunal de Contas do Estado
Por Juliana Melo29/04/2025 14:50 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, na segunda-feira (28/04), visita técnica de arquitetas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará) com o objetivo de conhecer a estrutura e buscar referência para o projeto de construção de um museu que será instalado na sede da Corte de Contas.
As arquitetas Regane Proença e Dora São Bernardo foram recebidas pela equipe do Memorial e orientadas sobre a exposição de longa duração e infraestrutura do Malce, que foi planejada para viabilizar maior acessibilidade para pessoas com deficiência.
Segundo o coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho, “o Tribunal de Contas do Estado procurou a Alece com a intenção de conhecer o memorial, como ele está estruturado, qual o nosso escopo de atuação, porque eles têm um objetivo de instalar um espaço, um centro de memória no âmbito do Tribunal de Contas do Estado”.
%20.jpg)
Durante a visita, as servidoras do TCE Ceará conheceram as dependências do Malce - Foto: Marcos Moura / Alece
Ele ressalta que o Memorial está disponível para colaborar com o TCE Ceará. “O que nós podemos fornecer, o que nós podemos contribuir é com a transmissão do nosso conhecimento, da nossa experiência, da nossa vivência. De toda a trajetória que nós já percorremos para chegar onde estamos. E também as formas e meios pelos quais nós realizamos o nosso trabalho para chegar à sociedade”, comentou.
SOBRE O MEMORIAL
O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa e responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. É composto pela Célula de Pesquisa Histórica e pela Célula de Conservação, Restauro e Manutenção.
O Malce conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da Corte Portuguesa ao País, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos conselhos provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento por pessoas surdas.
O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
Telefones: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613
Edição: Geimison Maia
Veja também

Dia Estadual do Profissional de Eventos é celebrado na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Comissão de Orçamento da Alece aprova 16 projetos na tarde desta terça-feira
Autor: Pedro Emmanuel Goes