Oradores

De Assis Diniz diz que 1º de Maio vai celebrar conquistas e cobrar melhorias aos trabalhadores

Por Lincoln Vieira
30/04/2025 12:40

Compartilhe esta notícia:

Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado De Assis Diniz (PT) convidou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (30/04), a população para participar do encontro em alusão ao Dia do Trabalho, nesta quinta-feira (01/05), a partir das 15h, na praça Portugal, em Fortaleza. 

Segundo ele, o encontro vai celebrar as conquistas de pautas históricas e fazer novas reivindicações aos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a defesa da democracia, com justiça e sem anistia. 

“A nossa opção é a democracia, por uma sociedade livre e justa, o caminho que devemos trilhar é para fortalecer o Estado, a construção do Estado com as bases da democracia, como as relações de freios e contrapesos. Que elas permaneçam em nosso cotidiano”, informou. 

De Assis Diniz ressaltou que a função de um Governo é garantir os direitos à cidadania, o que não ocorreu na gestão federal anterior, na avaliação do parlamentar. 

“É importante que compreendamos que no governo Bolsonaro nós tínhamos um Estado quebrado com a 4ª maior inflação do mundo. Os investimentos na Farmácia Popular foram retirados, 40% do orçamento oncológico foi retirado e o aumento do salário mínimo foi de apenas R$ 6”, avaliou. 

O parlamentar salientou ainda que o encontro de 1º de maio vai homenagear “lutadores sociais”, como também lembrar o papel histórico dos trabalhadores ao longo da história. “É no dia 1º de maio que nós vamos homenagear as centenas de trabalhadores reprimidos, dezenas foram assassinados. Vamos lembrar da história de crianças que trabalhavam na linha de frente das linhas de produção e ainda dizer o papel histórico das reivindicações das leis e a garantia de acessibilidade com as leis que garantam e tragam cidadania e dignidade às pessoas”, frisou. 

De Assis Diniz acrescentou ainda que o evento vai comemorar a retirada de 24 milhões de brasileiros da insegurança alimentar e a recuperação do poder de compra do trabalhador, além da ampliação do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida. 

“O Brasil caminha para ter o pleno emprego com uma das menores taxas de desemprego, porque tivemos coragem de fazer gasto público, temos que gastar porque é investimento”, analisou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também