Notícias

Questão de Ordem entrevista a ex-deputada constituinte Maria Dias

Por Guilherme de Andrade
02/05/2025 14:29 | Atualizado há 12 horas

Compartilhe esta notícia:

x-deputada constituinte Maria Dias e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta sexta-feira (02/05), recebe a ex-parlamentar constituinte da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Maria Dias Cavalcante Vieira. A conversa dá continuidade à série de entrevistas sobre os 190 anos da Casa. 

Durante o bate-papo, Maria Dias vai comentar sobre a experiência como parlamentar nos dois mandatos que exerceu, com foco maior em 1989, quando atuou como deputada constituinte. Naquela época, a Assembleia tinha apenas duas mulheres como parlamentares. A outra era Maria Lúcia Corrêa.

No dia 7 de abril de 2025, a Alece completou 190 anos de existência, um marco para o Poder Legislativo e todos os servidores que fizeram e fazem parte desta história. O presidente da Casa, o deputado Romeu Aldigueri (PSB), lançou a campanha “Alece 190 - Uma História de Compromisso com o Ceará”, com uma marca comemorativa que simboliza os diferentes ciclos do Parlamento estadual, como parte das comemorações que permanecerão acontecendo até dezembro deste ano.  

ENTREVISTADA 

Nascida em Monsenhor Tabosa, no Ceará, em 31 de maio de 1947, Maria Dias é filha de Josefa Costa Cavalcante e Valdemar Dias Cavalcante, prefeito do município por três mandatos. Ela é viúva do ex-deputado José Vieira Filho (Mazim), que atuou por três mandatos como prefeito de Boa Viagem e dois mandatos como deputado estadual. 

Maria Dias é professora universitária e tem graduação em Economia Doméstica pela Escola Doméstica São Rafael. Bacharelou-se na Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1978, além de ter especialização na área de Administração de Recursos pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados, da mesma universidade.

Possui, ainda, mestrado em Gestão Pública e Modernização Administrativa da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Internacional de Lisboa. 

No Poder Legislativo, esteve entre 1983/1986 como suplente e em 1987/1990 como titular. Foi eleita pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi vice-presidente da Comissão de Serviço Público e membro das comissões de Constituição e Justiça e de Educação. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também