Notícias

Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores

Por Pedro Emmanuel Goes
08/05/2025 16:47 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Entrega foi realizada no Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece) - Foto: Máximo Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira (08/05), a doação de aproximadamente 400 quilos de material reciclável oriundo do incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio em junho de 2024. A entrega foi feita pela Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, parte da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, à Associação de Recicladores Amigos da Natureza (Aran). 

Conforme o gestor da Sala de Gestão Resíduos Sólidos, João Pedro Freire, foi feito um levantamento dos materiais resgatados do incêndio, em sua maioria metais, quando foi percebido o alto potencial de reciclabilidade. “Nosso objetivo, além de ajudar as associações, é dar a destinação ambientalmente correta ao volume de material resgatado, dando-lhe uma serventia, que é a reciclagem”, comentou.

A Aran é composta por 36 famílias que trabalham com coleta e venda de materiais recicláveis. Conforme a presidente da associação, Maria Conceição da Silva Sousa, essa é mais uma iniciativa da Alece que, segundo ela, tem servido de apoio ao trabalho dos coletores. 

“É uma grande ajuda. Daqui nós vamos levar esse material para separar por tipo, pesar e vender. Nós rateamos o lucro entre as famílias que compõem a associação, pois é dessa renda que vivemos, então cada doação grande como essa que recebemos é motivo para agradecer”, afirmou. 

Ao todo, quatro associações serão beneficiadas com as doações. Apenas a Aran participou deste primeiro momento, e outras três - a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp) e a Associação Ecológica dos Catadores de Materiais Recicláveis  da Serrinha (Acores) - serão beneficiadas posteriormente. 

Edição: Geimison Maia

Veja também