Notícias

Alece encerra ciclo de audiências com debate sobre cooperativismo no Ceará

Por Narla Lopes
15/05/2025 08:00

Compartilhe esta notícia:

- Imagem: IA

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (16/05), às 9h, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, audiência pública para discutir o cooperativismo no Estado. O evento marca o encerramento de um ciclo de debates proposto pelo deputado De Assis Diniz (PT). As duas audiências anteriores, realizadas nos dias 8 e 9 de maio, abordaram, respectivamente, o desenvolvimento da carcinicultura e ações de fortalecimento da pecuária.

No requerimento que deu origem às audiências, o deputado destaca a importância das cooperativas como estratégia de desenvolvimento rural especialmente voltada aos agricultores familiares. “A proposta é aprofundar a discussão sobre os desafios e avanços do setor, além de apresentar experiências bem-sucedidas de gestão e comercialização por meio de cooperativas agropecuárias”, explica De Assis Diniz.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce), desde 2015, a entidade vem realizando esforços para reestruturar o cooperativismo rural, com destaque para a parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a implantação do programa ATER Mais Gestão. 

“A iniciativa impactou diretamente 24 empreendimentos - sendo 22 cooperativas e duas associações - e contribuiu para ampliar significativamente a participação dessas organizações nos mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, acrescenta o parlamentar.

De Assis Diniz destaca também que, atualmente, “o Ceará contabiliza 165 cooperativas do ramo agro, das quais 121 estão aptas a operar, refletindo um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores”. O modelo tem se consolidado como uma alternativa viável para a geração de renda, o fortalecimento da economia rural e a ampliação do acesso de pequenos produtores aos mercados públicos e privados. 

Para debater o cooperativismo no Ceará, foram convidados o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano da Costa; o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz Ricardo, e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Raimundo Martins Pereira.

Também receberam convite o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Ceará (MDA), José Wilson Gonçalves; o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Francisco Genivando Santos de Sousa; o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), Joaquim Cartaxo; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, e o superintendente Francisco Augusto de Souza Junior, da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (SFA-CE).

Entre as demais instituições convidadas estão a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária (CCA), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Prefeitura de Juazeiro do Norte, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Ceará (OCB/CE).

SERVIÇO
Audiência pública sobre cooperativismo no Ceará
Data: Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Horário: 9 horas 
Local: Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
 

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também