Alece realiza Semana do MEI com feira, inclusão e incentivo ao empreendedorismo
Por Giovanna Munhoz27/05/2025 11:01 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Sala do Empreendedor, promove, durante esta semana, atividades voltadas aos pequenos empresários como parte da Semana do MEI 2025. Nesta terça-feira (27/05), no hall de entrada do anexo III da Casa, foi montada uma feira com produtos de microempreendedores. O evento segue nesta quarta-feira (28/05), das 8h às 15h.
Lucas Aquino, coordenador da Sala do Empreendedor da Casa, pontuou que a exposição fortalece o trabalho dos pequenos empresários e contribui com a promoção da economia local. “Esse é o momento de levar quem é atendido pela Sala para expor seu trabalho. Estrategicamente, a feira dos empreendedores está na entrada do prédio e é uma atividade que integra e impulsiona os empreendedores”, assinalou.
Lucas Aquino, coordenador da Sala do Empreendedor - Foto: Pedro Albuquerque
Lucas destacou que a exposição conta também com mães, cadastradas na Sala do Empreendedor, atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece, órgão que desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre TEA e T21 e oferece assistência especializada para crianças e adolescentes.
Para Zuila Vieira, empreendedora e mãe do Caleb Vieira, atendido pelo Ciadi, as ações oferecidas pela Sala do Empreendedor da Alece são oportunidades de crescimento que visam incluir e auxiliar todos os pequenos negócios. “Estou podendo apresentar meu trabalho na Alece enquanto meu filho é atendido pelos profissionais do Ciadi. Essa ação pensou nos empreendedores como um todo e está dando oportunidade para aqueles que querem começar, mas, muitas vezes, não sabem como dar o primeiro passo”, apontou.
Durante as atividades da Feira dos Microempreendedores, os pequenos empresários podem buscar auxílio dos agentes do Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi), iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho.
O supervisor do Ceará Credi na Alece, Rildo Costa, apontou que o programa busca impulsionar os pequenos empresários, ampliando suas oportunidades de trabalho e renda. “Trabalhadores autônomos, formais, informais e demais empreendedores podem se cadastrar e, por meio da disponibilização de crédito produtivo, começar seu empreendimento. Além da disponibilização de crédito, os empreendedores recebem orientações e capacitações sobre como manter e executar seu negócio”, disse.
O Ceará Credi foi lançado em abril de 2021 e é executado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A Alece conta com atendimento de agentes do Ceará Credi nas terças-feiras, das 8h às 12h, e também nas quintas-feiras, das 13h às 17h, no anexo III da Casa, ao lado da Sala do Empreendedor, no 3° andar.
A Semana do MEI 2025 vai contar ainda com palestras e oficinas voltadas para os microempreendedores.
Programação completa:
27 e 28 de maio (terça e quarta-feira)
• 8h às 15h – Feira com Microempreendedores
Local: Hall de Entrada do CIADI – Anexo III
• 8h às 17h – Atendimento do Ceará Credi sobre linhas de crédito
29 de maio (quinta-feira)
• 14h – Oficina: “Como automatizar suas vendas e conversas com o cliente no WhatsApp”
Facilitador: Rafhael Melo, consultor do Sebrae
Local: Auditório do anexo III
30 de maio (sexta-feira)
• 14h – Palestra: “Como acessar crédito e alavancar seu negócio”
Facilitador: Diego Garcia, consultor do Sebrae.
SALA DO EMPREENDEDOR
A Sala do Empreendedor da Alece foi criada em 2021 com o objetivo de dar oportunidade aos pequenos empreendedores, principalmente os que ainda desconhecem o processo de legalização dos negócios.
O espaço oferece atendimento simplificado, gratuito e de qualidade aos microempreendedores individuais (MEIs), em conjunto com órgãos parceiros, focado no desenvolvimento dos negócios de forma sustentável e inovadora, impulsionando a economia cearense. Essa é a primeira Sala do Empreendedor criada em uma casa legislativa no Brasil.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Sessão solene reconhece importância do trabalho realizado pelo SVO
Autor: Ariadne Sousa
Audiência pública debate viabilidade de programa de renda mínima para fazedores de cultura no Ceará
Autor: Pedro Emmanuel Goes