Notícias

Assembleia e TRE lançam exposição sobre história da Justiça Eleitoral

Por ALECE
07/08/2012 15:45

Compartilhe esta notícia:

Des. Ademar Mendes Bezerra - Foto:Dário Gabriel

 

A Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) lançaram, na manhã desta terça-feira (07/08), a exposição “Justiça Eleitoral: uma legitimação das eleições no Brasil”, em cartaz no hall de entrada do Edifício César Cals até 24 de agosto. A mostra é uma comemoração pelos 80 anos da Justiça Eleitoral no Ceará e conta a história do voto no País em painéis e com documentos históricos das eleições.

A exposição, organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) em parceria com Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), mostra a evolução das urnas ao longo dos anos até chegar ao formato eletrônico, atualmente consolidado em todo Pais e tido como um dos mais seguros e modernos do mundo. Os painéis também exibem reproduções de diplomas dos presidentes eleitos pelo voto, a conquista do voto feminino e mapas de apurações eleitorais, entre outros documentos importantes da história do País.

A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença do presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra. Memorialista, ele fez um resgate da história da Justiça Eleitoral no Ceará e destacou fatos políticos que levaram o País ao voto direto e universal.  “Todos os constitucionalistas que falaram a respeito das eleições no Segundo Império e na Primeira República mostraram as agruras que a população sofria. O voto era censitário. Na verdade, o povo não votava”, ressaltou o desembargador.

Conforme assinalou, foi preciso “haver uma revolução para derrubar a República Velha, a fim de que pudéssemos ter o voto feminino. Hoje, o maior contingente eleitoral. Veio depois o voto proporcional, o voto secreto. Todos avanços vieram depois da criação da Justiça Eleitoral”, destacou ainda.

Os deputados Manoel Duca e Ronaldo Martins (ambos do PRB) representaram os parlamentares no evento. Ronaldo elogiou a estrutura do Malce e a iniciativa em parceria para realizar a exposição. “Não podemos avançar no futuro, sem valorizar o passado. Vamos poder mostrar para os nossos jovens isso todos os dias”, disse o parlamentar.

A presidente do Malce, Annelise Grieser, contou que foi procurada pelos servidores do TRE-CE, José Arruda Filho, coordenador do Centro de Memorial Eleitoral, e Priscilla Aguiar Costa de Siqueira, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral para selar a parceria para a exposição.

Grieser falou da importância do conteúdo apresentado na mostra. “Consideramos importante ressaltar não apenas a comemoração de uma data, mas, sobretudo, a apresentação ao público de questões relacionadas ao papel da Justiça Eleitoral, que nasceu com o espírito moralizador e, através dos anos, entre continuidades e rupturas, tende a se fortalecer em consonância com a prática democrática na vida republicana”.

O TRE-CE foi instalado em 2 de agosto de 1932, em sessão presidida pelo desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa. A sessão ocorreu no salão de honra do edifício da Assembleia Legislativa, que, na ocasião, funcionava no Palacete Senador Alencar, na rua São Paulo, nº 51, centro. Atualmente, esse prédio abriga o Museu do Ceará.
DA/AT

Veja também