Assembleia Legislativa comemora nesta sexta-feira o Dia da Artesã
Por Lincoln Vieira30/03/2023 10:26 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, em sessão solene nesta sexta-feira (31/03), no Plenário 13 de Maio, às 13h, o Dia da Artesã. A solenidade atende a requerimento da deputada Jô Farias (PT).
Segundo a parlamentar, a data é importante para o poder público valorizar as profissionais que se dedicam ao ofício do artesanato. “Em reconhecimento pelo trabalho por elas realizado, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou como o Dia da Artesã o 19 de março, quando se comemora o Dia de São José, padroeiro da profissão. É importante refletir e celebrar essas profissionais que se dedicam ao ofício como uma forma de valorizá-las”, assinalou.
O artesanato é uma expressão artística transmitida de geração em geração como forma de arte que valoriza a originalidade e a criatividade. O artesanato pode ser produzido a partir de materiais como tecidos, madeira, metais, vidro, cerâmica, entre outros.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, que equivale a 3% do PIB no Brasil. O profissional é o responsável direto por mover a economia local com impacto em grande parcela da população, desde fornecedores de matérias-primas até lojistas e distribuidores.
As políticas públicas voltadas ao artesanato no Brasil tiveram um grande impulso em 1991, com a antropóloga e então primeira-dama Ruth Cardoso, que criou o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A proposta era coordenar e desenvolver atividades para valorizar o artesão brasileiro, através do crescimento cultural, profissional, social e econômico. Em 2015, a então presidente Dilma Roussef assinou a lei que regulamentou a profissão de artesão e que alcançou quase 10 milhões de brasileiros.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao professor da Uece Emerson Mariano
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova criação de hospital da PM e do Fundsaúde Militar
Autor: Narla Lopes