Notícias

Brasilidade homenageia a cantora Inezita Barroso

Por ALECE
20/03/2015 12:11

Compartilhe esta notícia:

O programa Brasilidade da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) homenageia, neste domingo (22/03), a cantora, instrumentista, arranjadora, folclorista, atriz e professora, Inezita Barroso. A artista morreu no dia 8 de março deste ano, aos 90 anos, de insuficiência respiratória aguda, em São Paulo.

Doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa, Inezita nasceu no bairro da Barra Funda, na capital paulista, e, apesar de descendente de família tradicional, se apaixonou pela cultura caipira. Começou a cantar aos sete anos de idade. Aos oito anos, já fazia apresentações em recitais de violão no Clube Germânia.

Aos nove anos, a artista já admirava o poeta modernista Mário de Andrade, que morava ao lado de sua casa, à rua Lopes Chaves, na Barra Funda, a quem, todos os dias, esperava passar enquanto brincava de patins. Nessa idade, Inezita integrou a Turma de Violeiros do Pequenópolis, da professora Mary Buarque e, aos 11 anos, começou a estudar piano.

Em 1934, levada pelo pai, participou do programa Cascatinha do Genaro, apresentado por Ariovaldo Pires, o Capitão Furtado, na rádio São Paulo. Em 1943, na rádio Kosmos, também de São Paulo, cantou três boleros, uma valsa e um Fox. Em 1946, como professora de música, promoveu apresentação de suas alunas no Colégio Caetano de Campos, quando interpretou o tema folclórico “Rolete de Cana” e “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso.

De 1982 a 1996, lecionou Folclore na Universidade de Mogi das Cruzes, e, a partir de 1983, começou a ensinar na Faculdade Capital de São Paulo.

Em 2014, foi eleita para a Academia Paulista de Letras, em substituição à folclorista Ruth Guimarães.

Produzido por Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentado por Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, a partir das 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.
RG/AT

Veja também