Notícias

Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional é celebrado na AL

Por ALECE
10/10/2012 20:22 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - Foto: Georgia Santiago

O Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro, foi lembrado em sessão solene na tarde desta quarta-feira (10/10) na Assembleia Legislativa. A deputada Bethrose (PRP), que propôs a homenagem, ressaltou a necessidade dessa categoria para o tratamento e a prevenção de doenças.

Segundo ela, esses profissionais são responsáveis pela vida saudável e funcional das pessoas com diversos tipos de debilitações físicas e motoras, e por isso, merecem todo reconhecimento da sociedade. “Como profissional da área e deputada, sei da luta desta categoria pelo reconhecimento e por uma maior fiscalização no exercício da profissão. Um diagnóstico equivocado pode acarretar danos irreversíveis na saúde de uma pessoa”, destacou a parlamentar.

Bethrose falou ainda sobre a importância da equiparação do salário, em relação aos demais profissionais da área de saúde. “É uma data de comemoração, mas principalmente de reflexão por melhores condições de trabalho e remuneração dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”, afirmou.

Durante a sessão solene, foram homenageadas com placas comemorativas à data as fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais Maria Imaculada de Medonça Costa, Ticiana Pinto Torres e Maria do Socorro Brito (in memorian).

A vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região, Luziane Feijó, agradeceu em nome da categoria. Ela citou os 43 anos da profissão, no Brasil, que utiliza a atividade humana como recurso para resgatar alegria e qualidade de vida das pessoas. “A Valorização da saúde não é só em infraestrutura, mas também em recursos humanos. Os profissionais de saúde devem ser mais valorizados, pois lidam diretamente com a vida. Luziane também cobrou a abertura do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará. “Nosso Estado tem uma grande demanda da mão de obra desses profissionais e esse curso é de fundamental importância”, disse. 

Também participaram da solenidade representantes da Associação Cearense de Fisioterapia; do Hospital Geral de Fortaleza e do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Ceará.
DP/LF

 

Veja também