Jurista Jurandy Porto Rosa recebe Título de Cidadão Cearense na AL
Por ALECE18/03/2015 23:51
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa entregou, na noite desta quarta-feira (18/03), o Título de Cidadão Cearense ao jurista Antônio Jurandy Porto Rosa. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento dos deputados Fernanda Pessoa (PR) e Tin Gomes (PHS). Fernanda Pessoa destacou o trabalho desempenhado na área do direito pelo advogado maranhense no Ceará. “Dr. Jurandy Porto teve uma brilhante carreira, em sua maioria, dedicada ao Ceará. Apesar das dificuldades de seu tempo, a determinação e o amor ao trabalho o fazem um grande homem”, afirmou.
Jurandy Porto disse que dentre as alegrias que teve em toda a vida, nenhuma foi maior do que a de hoje quando recebe o Título de Cidadão Cearense. “Há muitos anos ansiava por esse reconhecimento porque sou cearense de coração e agora sou cearense de direito”, confessou.
Citando Rui Barbosa, segundo o qual “fora da Lei nada se constrói”, o jurista descreveu a sua luta durante a ditadura em defesa dos direitos do cidadão e destacou o papel dos advogados. “A liberdade é o oxigênio para o advogado, sobretudo quando defende o direito e a liberdade de expressão. Os advogados são adversários naturais de qualquer ditadura”, afirmou.
Antonio Jurandy Porto Rosa nasceu no dia 21 de junho de 1937, em Passagem Franca, no Maranhão, mas residiu em Fortaleza de 1947 a 2007. Iniciou na advocacia em 1963, dedicando-se à área criminalista. Em 1994, foi nomeado pelo então presidente da República Itamar Franco defensor público geral da União.
Desde 1962, exerce também a profissão de jornalista. Trabalhou no jornal O Povo e no departamento de Educação e Cultura da Universidade Federal do Ceará(UFC), como redator.
A honraria concedida pela Assembleia Legislativa a brasileiros e estrangeiros não naturalizados é em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Ceará.
Estiveram presentes à solenidade, a desembargadora Maria Iracema do Vale, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; o juiz federal da 10ª Vara, Alcides Saldanha Lima, representando o diretor do foro juiz federal Leonardo Resende; Oscar Costa Filho, procurador da República no Ceará; o advogado Jardson Cruz, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro; Adriano Campos Costa, presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará(ARCE), dos ex-presidentes da OAB-CE, Paulo Quezado e Cândido Albuquerque, do senador pelo estado do Piauí, Elmano Ferrer de Almeida, além de juízes, advogados e familiares.
WR/CG
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria