Notícias

Mitchelle Meira fala sobre ações da política de diversidade no Conexão Assembleia

Por Gleydson Silva
03/07/2023 10:38 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Apresentadora Kézya Diniz conversa com a secretária, Mitchelle Meira - Foto: Junior Pio

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (03/07), a titular da Secretaria de Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira. Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, a secretária falou ações e desafios dos primeiros seis meses da nova secretaria de Governo e as iniciativas de proteção e desenvolvimento social para a população LGBTI+ do Estado. 

De acordo com Mitchelle Meira, os primeiros meses da Pasta estão voltados para montar, de fato, a secretaria, desde a parte burocrática até a formação de uma equipe. Ainda assim, em maio último, foram estabelecidas duas cooperações técnicas importantes: com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Com a SSPDS, a secretaria afirma que são tratados temas tanto sobre o atendimento da população LGBTI+ nas delegacias, quanto os procedimentos investigatórios de crimes envolvendo esse grupo social. Já na SAP, o destaque é a ressocialização dessas pessoas. “Além de ter o preconceito por serem LGBTI+, serão egressos do sistema prisional. Quem vai absorver? De que forma essas pessoas vão conseguir se ressocializar na sociedade? Então, esses pactos são importantes e por isso foram os dois primeiros, pois traçam estratégias fundamentais para a vida dessas pessoas”, disse.

Mitchelle Meira destacou que uma das atribuições da secretaria e das políticas públicas é a realização de atividades de conscientização e informação. Neste sentido, a Secretaria da Diversidade promoveu, de 22 a 28 de junho, a campanha “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia”. “É preciso falar sobre esse tema. O Brasil é o país que mais mata LGBTI+ no mundo e o Ceará é colocado em 4° lugar. Neste primeiro semestre, está em primeiro lugar. É preciso também investigar e dar uma resposta a esses assassinatos e a essa violência”, ressaltou.

No último dia 28 de junho, Dia Nacional do Orgulho LGBT, a Secretaria da Diversidade lançou o Comitê de Empregabilidade LGBTI+. Na avaliação da titular da Pasta, “não adianta se falar de violência se não falar em como essa pessoa vai ter uma autonomia na vida”, e esse é um dos focos do comitê. Ainda conforme Mitchelle Meira, é feito um debate envolvendo a sociedade e os empresários, visando a capacitação, para que desenvolva a empregabilidade dessa população, que muitas vezes são afastadas da educação e do emprego, por causa do preconceito da sociedade.

“Criamos o comitê não apenas para falar de violência, mas também falar sobre a autonomia e a função social que os LGBTs também têm, afinal, o empreendedorismo LGBT é um dos que mais traz recursos para o Estado. É um nicho importante”, afirmou a secretária.

A secretária comentou ainda o uso de linguagem neutra e inclusiva na comunicação. Segundo ela, o movimento tem início com mulheres que viam o todos (linguagem masculina) para se referir a homens e mulheres juntos como uma forma de “negação de alguns sujeitos”. “Se tem cinquenta mulheres e um homem, se refere a todos, achando que estava abrangendo todo mundo. E o “todes” veio também para reconhecer que existe um outro segmento, que é o de pessoas não-binárias, que não se reconhecem como masculino ou feminino”, explicou.

Mitchelle Meira salientou, inclusive, que o “todes” não substitui o uso de “todas”, pois existe o gênero feminino, o masculino, e há quem use a linguagem neutra, que não direciona para nenhum dos outros. “Como é uma luta histórica do moimento de mulheres, de reconhecimento dos corpos femininos, o ‘todas’ não pode também ser negado, então é por isso que usamos o todos, todas e todes”, pontuou. 

Para assistir a entrevista completa de Mitchelle Meira à jornalista Kézya Diniz, onde ela aborda esses e outros assuntos da política LGBTI+ no Ceará, é só clicar neste link da transmissão no Youtube. 

O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também