Oradores

Queiroz Filho cobra convocação de aprovados em concurso de professores

Por Gleydson Silva
22/06/2023 11:46 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Deputado Queiroz Filho (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (22/06), a convocação dos aprovados no concurso para professores da Secretaria de Educação do Estado, realizado em 2018. Ele também convidou para a audiência pública que vai debater o tema, marcada para hoje, às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.

De acordo com o parlamentar, a audiência, realizada pela Comissão de Educação Básica da Alece, que ele integra, vai ao encontro das reclamações dos aprovados no certame. “Hoje será uma boa oportunidade para que possamos ouvir e compreender os pleitos, que eu reputo muito justo, que essa comissão dos aprovados está nos trazendo e cobrando”, pontuou. 

Atualmente, conforme o deputado, são 612 pessoas aprovadas e que ainda não foram convocadas. A validade do concurso, no entanto, é setembro de 2023. “É possível que haja, e é um dos pleitos, a prorrogação da validade desse concurso público, a partir de setembro. Mas o prazo está bem aí. É preciso haver uma programação anterior, para que isso seja possível”, ponderou.

Queiroz Filho questionou ainda a pretensão do Estado em abrir uma seleção para contratação de professores temporários e o porquê de não chamar os aprovados no certame de 2018 para preencher essas vagas. “Se fala que não são convocados por questões financeiras. Mas, se há a possibilidade e necessidade de chamar temporários, a gente entende que tem de chamar os concursados”, observou.

O deputado Cláudio Pinho (PDT), em aparte, também cobrou a convocação dos profissionais, visando fortalecer e avançar na educação do Ceará. O parlamentar afirmou ainda que o município de Fortaleza tem um dos melhores índices de educação, o que reflete a qualidade do ensino da capital. Ainda segundo ele, o município possui 600 unidades escolares e 240 mil alunos matriculados, além de estar “no nível mais elevado da alfabetização na idade certa pelo oitavo ano consecutivo”. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também