Universidade do Parlamento Cearense completa cinco anos nesta terça-feira
Por ALECE16/10/2012 19:32
Compartilhe esta notícia:

A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) celebra nesta terça-feira (16/10) cinco anos de existência. Criada em outubro de 2007, por meio da Resolução 555/07, aprovada pela Mesa Diretora, e alterada pela Resolução 558/08, a instituição deu início naquele ano à realização de convênios com entidades educacionais públicas e privadas de excelente conceito no meio acadêmico.
De acordo com estimativas da direção, contando com todos os cursos oferecidos até hoje, a Unipace já atendeu cerca de 3 mil pessoas por ano, somando um total de 15 mil pessoas assistidas nestes cinco anos de funcionamento.
Em seu primeiro ano de atividades, teve destaque o Projeto Superação, um programa de escolarização de adultos para os próprios funcionários da Assembleia, que oferta educação nos níveis fundamental e médio àqueles que não tiveram a oportunidade de cursá-los.
Para a presidente da universidade, deputada Patrícia Saboya (PDT), a educação é o maior instrumento de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social, “e só por meio dela é possível reduzir as desigualdades sociais e regionais existentes no Brasil”.
“Não poderíamos qualificar o topo esquecendo as bases, aquela grande parcela de servidores que conosco convivem o dia-a-dia e que, submetidos a enormes desigualdades socioeconômicas, foram excluídos do processo de educação básica”, acrescenta a parlamentar.
Entre os cursos realizados pela universidade nestes cinco anos estão ainda as pós-graduações em “Gestão Pública Parlamentar”, em “Administração Legislativa” e em “Ciências Políticas, Sociedade e Governo”; especialização em”Gestão Pública e Política e Legislação”; o Pré-vest, que abriu as portas para estudantes que desejavam entrar no curso superior e não tinham oportunidade, além do MBA em Políticas Inovadoras.
Porém, para Patrícia, o grande destaque entre as iniciativas da universidade é o projeto “ALcance”, que vem com o objetivo de fortalecer a preparação dos alunos oriundos do Sistema Público de Ensino, com vistas a obterem melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Espero, cada vez mais, que possamos proporcionar educação, qualificação e um diferencial aos servidores da Assembleia, como também de todo o Ceará, pois a profissionalização é caminho para o desenvolvimento”, ressalta a deputada.
Mais um destaque entre as realizações da Unipace foi a mudança de suas instalações, do antigo prédio da avenida Pontes Vieira para o edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia.
Para a diretora de Gestão e Ensino da universidade, Lindomar Soares, a instituição é, antes de tudo, um instrumento de melhor qualificação para os servidores da Casa e exerce um papel preponderante também nas Câmaras Municipais do Estado, nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e nos Institutos Centros de Ensino Tecnológico (Centec), com a transmissão de vários de seus cursos para o interior, por meio da ferramenta de vídeo-conferência.
“A Unipace trabalha sobre três pilares: a Educação Legislativa; as Política Públicas, que contribuem para o desenvolvimento do Estado; e a Responsabilidade Social, oferecendo acesso à educação básica e ao ensino superior àqueles que não tiveram oportunidade anteriormente”, concluiu.
RT/JU
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria