Oradores

Missias Dias defende repasse de terras para famílias acampadas e a agricultura familiar

Por Gleydson Silva
10/04/2025 11:54 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Missias Dias (PT) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (10/04), o repasse de terras em que vivem famílias acampadas e destacou a importância de fortalecer a agricultura familiar.

De acordo com o parlamentar, os camponeses organizados da reforma agrária têm feito manifestações para ter direito à terra, para ter moradia, dignidade e, principalmente, poder produzir alimentos de qualidade. “São lutas legítimas e necessárias para termos um campo com mais dignidade e capacidade de produzir alimentos saudáveis para servir o povo brasileiro”, enfatizou.

Entre as áreas reivindicadas, que podem se tornar áreas de reforma agrária, estão espaços na Chapada do Apodi e no Tabuleiro de Russas, conforme ele. Nessa quarta-feira (09/04), o deputado participou de reuniões em Brasília para tratar do repasse da área para as famílias do acampamento Zé Maria do Tomé e outras de Russas. “São latifúndios improdutivos, em perímetros irrigados, e não cumprem com sua função social. Dialogamos com o Governo Federal e do Ceará para colocar nessas terras aqueles que querem produzir e trabalhar na terra, produzindo alimentos para o povo cearense”, disse.

Outra pauta na capital federal destacada por Missias Dias foi uma reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que se comprometeu de avançar em processos de compra de alimentos oriundos da agricultura familiar camponesa. “Discutimos com a Conab de criarmos um programa estadual que permita a compra, com doação simultânea, de produtos dos assentados da reforma agrária, através das associações e cooperativas”, ressaltou.

Missias Dias ainda lamentou e contestou a decisão do Conselho de Ética da Câmara que recomendou ao Plenário da Casa a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A votação no conselho foi de 13 votos pela cassação e cinco contra. Glauber Braga é acusado de ter quebrado o decoro parlamentar ao expulsar um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) do interior da Câmara dos Deputados, em Brasília, em abril de 2024.

“Uma decisão de ordem política, tomando partido da extrema-direita. Vamos continuar resistindo e lutando contra qualquer forma de opressão, como a que está sofrendo o deputado. Minha admiração, respeito e solidariedade ao Glauber, que tanto faz pelo povo brasileiro”, pontuou. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também