Ordem do Dia

Segurança pública e ações no Interior pautam falas de deputados na ordem do dia

Por Lincoln Vieira e Guilherme de Andrade
09/04/2025 13:45 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (09/04), o tema segurança pública foi abordado por vários parlamentares, que destacaram também ações no interior do Estado.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) enfatizou a construção de estátua de Jesus Cristo ressuscitado em Iguatu. De acordo com ele, o monumento, que será construído no polo de lazer da cidade, localizado no Sítio Barra, terá 16 metros de altura. O parlamentar informou que a estátua será erguida com 100% de recursos privados, doados por três empresários do município. “Será um Cristo ressuscitado com 15 metros de altura, para alimentar o turismo, a fé e a devoção do nosso povo de Iguatu”, celebrou.  O parlamentar agradeceu ao grupo de empresários pela construção do monumento. 

Já deputado Danniel Oliveira (MDB) desmentiu informações de que familiares da vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), haviam sido expulsos de casa por facção criminosa. O parlamentar deixou sua solidariedade e lamentou o acontecido. “Utilizar da família de alguém, mesmo que fosse verdade e caso fosse verdade, para ter qualquer vantagem política, não é a política dos bons olhos que a população do estado do Ceará quer ver de nós parlamentares. Lamento muito que isso tenha acontecido. Gostaria muito que essa pessoa que veio a público se arrependesse e fizesse um vídeo pedindo desculpas”, disse. 

O deputado Heitor Férrer (União) pediu para o governador Elmano de Freitas (PT) não deixar que o estado de greve decretado pelas universidades do Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca) e Estadual do Ceará (Uece) se concretize. Ele ainda lamentou o baixo salário para técnicos dessas instituições. “O pedido é para que o governador não deixe que o estado de greve se concretize, porque é mais um prejuízo para os nossos alunos, para a pesquisa, para o estado do Ceará. Não podemos permitir que o Estado, que tem o PIB que tem, que tem os maiores investimentos do País, deixe uma universidade com os piores salários do Nordeste”, lamentou.

Por sua vez, o deputado Guilherme Bismarck (PSB) enalteceu a aprovação do projeto de lei do Governo do Estado que atribui à Secretaria de Turismo do Estado a competência para tratar da gestão dos aeroportos do Estado. Conforme o parlamentar, a propositura n.º 31/2025 vai permitir que a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) administre os equipamentos com manutenção e prossiga na busca de novos voos para o Ceará. “A secretaria está conseguindo inúmeras conquistas com novos voos, como o para Lisboa, em Portugal, acima de 80% de sua capacidade de ocupação. Parabenizo o governador Elmano pela importância do que foi votado hoje”, celebrou. 

Sargento Reginauro (União) destacou o caso de uma policial militar que está em vias de cumprir uma punição de dois dias de prisão por ter mostrado, nas redes sociais, sua rotina como mulher em uma instituição militar. O deputado afirmou que enviou ofícios à Procuradoria da Mulher da Alece, à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa e à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedindo um posicionamento em defesa da servidora. “É absurdo se pensar que nos dias de hoje um servidor público fique preso por causa de uma sanção administrativa. O Código Disciplinar do Estado do Ceará, obsoleto, ultrapassado, precisa ser modificado por um Código de Ética. Não se concebe um policial militar ficar preso por causa de um uniforme, por causa de um vídeo, por causa de uma continência”, frisou. 

Já a deputada Dra. Silvana (PL) anunciou que vai apresentar requerimento para que a Alece se posicione sobre o caso da policial militar que foi punida com permanência disciplinar por dois dias no quartel por apresentar as atividades que ela produz na corporação. A parlamentar ressaltou que a policial não fez nada para ser punida.  “Eu vou trazer o requerimento para que a Alece se posicione. Ela está em casa, correndo o risco de ser presa sem ter feito nada. Ela não desrespeitou ninguém, não ofendeu, ela está sendo punida por corregedoria que não se atualiza no mundo virtual”, criticou. 

Os tiros proferidos contra uma igreja do ministério Gileade e a casa de um policial no município de Maracanaú foram tema do pronunciamento de Alcides Fernandes (PL) . O deputado lamentou os acontecimentos e demonstrou solidariedade aos atingidos, além de cobrar o Governo do Estado que faça o “dever de casa”. “O governador não está fazendo o dever de casa, e a vice-governadora disse que tudo isso é fake news, mas é uma senhorinha de 70 anos de idade e mais outras pessoas que estão sendo expulsas da sua casa. Esse é o estado do Ceará. Quatro vezes mais quebrado”, criticou.

O deputado Acrísio Sena (PT) destacou a agenda do governador Elmano em Brasília. Conforme ele, o governador foi aos ministérios de Minas e Energia e de Desenvolvimento Regional para discutir a rede de cobertura da energia solar e o andamento das obras dos lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas. “Os encontros têm como significados geração de empregos, menos dependentes de empresas privavas e ele foi mais além, foi discutir segurança hídrica. Isso significa mais segurança para o estado do Ceará”, enfatizou.

Guilherme Sampaio (PT), líder do Governo,  agradeceu os deputados pela aprovação unânime do projeto de lei de n.º 31/2025, que garante ao Ceará a gestão de aeroportos espalhados em diversos municípios cearenses. Além disso, destacou os resultados da segurança pública com as medidas do programa Ceará contra o Crime. E estendeu o reconhecimento ao secretário da Casa Civil, o secretário Chagas Vieira. "Até porque nós percebemos que insistentemente uma parte da oposição de extrema-direita desta Casa se sente muito incomodada com a proatividade executiva e política do secretário Chagas. Quero dizer que essa iniciativa está fazendo muito bem ao estado do Ceará, está fazendo muito bem ao Governo do Estado do Ceará e às diversas secretarias. Tivemos os melhores resultados em termos de redução de criminalidade no primeiro trimestre deste ano desde 2019”, enfatizou.

Edição: Clara Guimarães

Veja também