Deputados fazem reclamações e elogios durante a ordem do dia da sessão desta quarta
Por Guilherme de Andrade e Lincoln Vieira23/04/2025 14:31 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

Cinco deputados ocuparam a tibuna durante a ordem do dia e tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (23/04) para criticar aprovação de projeto na Câmara Federal, a demora na entrega de obras pelo Estado, as condições de escolas públicas estaduais e elogiar o “Projeto H-Tec”, do Governo do Estado.
Em alusão a projeto aprovado na Câmara Federal, o deputado Felipe Mota (União) afirmou que a “União está querendo tascar” 43% dos recursos de incentivo à indústria para levar à Brasília e tirar dos Estados. O político cearense criticou a ideia e afirmou que isso resultará em consequências negativas. “Nós vamos ficar mais pobres e ficar com menos incentivos. As indústrias que poderiam estar no Nordeste, vão querer ir para os grandes centros e nós vamos perder esses empregos. Pasmem senhores, 85% dos deputados federais do Estado do Ceará votaram favorável a essa matéria. Estão comprometendo os recursos do Estado do Ceará, do Nordeste e do Brasil”, lamentou.
O deputado Cláudio Pinho (PDT), por sua vez, criticou a demora na entrega de obras da gestão do governador Elmano de Freitas. Para ele, a gestão “parou” na entrega de obras como o mercado dos feirantes da agricultura familiar, em Canindé, e de uma escola da família agrícola em Santa Quitéria, que, segundo o parlamentar, está há 12 anos sem conclusão. Claudio Pinho chamou atenção também para o crescimento da violência na Capital, que tem levado pessoas a abandonarem suas casas. “O que nós temos que ter no pensamento é melhorar a vida das pessoas, e não ficar com propaganda que não pára, não pára, não pára. Vamos, nós, por que parou? Parou por quê?”, ironizou.
Após visitar a escola de ensino profissional Mário Alencar, o deputado Antônio Henrique (PDT) relatou que encontrou condições estruturais desfavoráveis para o bom ensino dos alunos. O parlamentar cobrou respostas do Governo do Estado e ressaltou que os problemas são encontrados em diversas instituições de ensino integral. “Vou protocolar na Secretaria da Educação (Seduc) mais um pedido para que ela possa nos dar uma resposta de como vai ser resolvido os problemas que nós estamos apontando, que os alunos estão sofrendo. O problema, pelo que estou vendo, está acontecendo em todas as escolas do Estado do Ceará”, apontou.
O deputado Alcides Fernandes (PL) repercutiu a operação da Polícia Federal que afastou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, por desvios de recursos públicos. Segundo ele, foram desviados mais de R$ 6 bilhões. “ Um dinheiro roubado de aposentados e pensionistas”, avaliou.
No tempo de liderança da sessão plenária, Acrísio Sena (PT) destacou a iniciativa “Projeto H-Tec”, que tem como objetivo principal fortalecer a área de energias renováveis no estado, por meio da formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, especialmente nas áreas de energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde. Segundo ele, o programa é uma “política pública que nasce do compromisso do governador Elmano de Freitas (PT) com o desenvolvimento sustentável e com a valorização do nosso povo”, que serve como resposta concreta aos “desafios do nosso tempo, à crise climática, à transição energética e à necessidade de gerar empregos qualificados”.
O parlamentar ainda destacou a construção de um Hub Internacional de Hidrogênio Verde. “Nós, que somos o Estado pioneiro em energia solar e eólica, agora assumimos um novo protagonismo de construir aqui um Hub Internacional de Hidrogênio Verde, com mais de 30 empresas já comprometidas com o investimento da ordem de R$ 26 bilhões. Projetamos a criação de 80 mil empregos nos próximos dez anos”, destacou.
Edição Clara Guimarães
Veja também

Deputados estaduais discutem temas relativos a segurança e isenção de tarifa de esgoto na ordem do dia desta quinta
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes, Lincoln Vieira.
Meio ambiente, segurança, obras no Interior, saúde e projeto de anistia em pauta na ordem do dia
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Giovanna Munhoz, Narla Lopes, Lincoln Vieira