Heitor diz que poder público e cidadãos podem prevenir enchentes
Por ALECE02/02/2012 13:11
Compartilhe esta notícia:

01.02.2012
A cada ano, no período das chuvas, repete-se em perímetros urbanos o mesmo cenário: áreas alagadas colocando em risco a saúde da população por conta do esgotamento sanitário deficiente. Porém, a comunidade pode auxiliar, adotando medidas que evitem o entupimento de galerias pluviais. Conforme informou a Cagece, somente este ano, foram coletadas 8.280 toneladas de lixo e de areia da rede de esgoto da Capital.
O presidente da Comissão de Comissão de Transporte, Viação e Desenvolvimento Urbano, deputado Heitor Férrer (PDT), salientou que não se pode atribuir totalmente à empresa gestora dos serviços de esgoto a responsabilidade pelas áreas alagadas em Fortaleza. Ele observou que a falta de orientações à população sobre a sua responsabilidade neste trabalho também contribui para o entupimento de galerias.
“O poder público precisa também educar a população quanto aos serviços públicos. A comunidade precisa conhecer o dia da coleta de lixo e não lançar dejetos de qualquer forma em vias públicas. Em Fortaleza, ainda se observam montes de lixos espalhados, resultados da falta de uma educação mais efetiva da comunidade. Uma campanha trazendo orientações para a população poderia ser realizada”, frisou o parlamentar.
Heitor Férrer salientou ainda que a responsabilidade por um meio ambiente saudável deve ser assumida por toda a população, mas cabe ao poder público informar a comunidade e também coibir as práticas abusivas que são adotadas por estabelecimentos e pessoas.
De acordo com a Cagece, com o período chuvoso, que se avizinha, intensificam-se os entupimentos e extravasamentos da rede coletora de esgoto decorrentes de águas pluviais lançadas indevidamente no sistema de esgotamento sanitário. Segundo Hildel Freire, gerente da Macrocoleta e Tratamento de Esgoto da Cagece, a população deve se conscientizar. “As pessoas têm que ter mais cuidado com o seu lixo, principalmente durante o período chuvoso quando a água da chuva leva consigo todo o resíduo sólido da superfície", afirmou.
Outra recomendação feita pela Cagece é não lançar óleo de cozinha nas tubulações. Na Estação de Tratamento é possível encontrar resíduos de pneus e de gorduras despejados por estabelecimentos comerciais, além de residenciais, retalhos, plásticos, brinquedos, restos de comidas e galhos. “Todo este material retirado é coletado nas estações elevatórias e de tratamento. Em seguida, o material sólido fica retido no tratamento preliminar, que consiste em gradeamento e caixa de areia. Posteriormente, o lixo é acondicionado em caçambas e encaminhado ao aterro sanitário de Caucaia”, frisou o gerente.
JS/CG
Veja também

Deputados estaduais discutem temas relativos a segurança e isenção de tarifa de esgoto na ordem do dia desta quinta
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes, Lincoln Vieira.
Deputados fazem reclamações e elogios durante a ordem do dia da sessão desta quarta
Autor: Guilherme de Andrade e Lincoln Vieira