Notícias

Cabeceira apresenta lançamento da coletânea "Afelceanas e a Arte da Escrita"

Por Lindalva Montezuma/com Assessoria
05/09/2023 08:00 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (canal 31.1), destaca, nesta terça-feira (05/09), a partir das 19h, o lançamento da coletânea "Afelceanas e a Arte da Escrita”, em comemoração aos 21 anos da Academia Feminina de Letras do Ceará (Afelce). Essa compilação de textos literários tem como objetivo reconhecer a produção literária não apenas do Brasil, mas também de outros países de língua portuguesa. 

A coletânea conta com a participação de 57 coautores brasileiros e de outros países e foi viabilizada por meio de uma parceria com a Rede Sem Fronteiras, tendo como presidente dessa Entidade a jornalista Dyandreia Portugal. A obra é organizada por Elinalva Oliveira, presidente da Afelce, revisada por Rejane Costa Barros e coordenada por ela e Socorro Cavalcanti.

Fundada em 8 de junho de 2002 pela escritora Eliane Arruda, a Afelce objetiva reconhecer e incentivar a escrita literária das mulheres cearenses, promovendo manifestações culturais por meio da literatura e facilitando a troca de conhecimento. A Academia realiza encontros mensais entre seus membros, além de promover interações entre leitores e escritores por meio de palestras, oficinas e visitas a escolas.

Uma das missões da Afelce é se constituir como uma Instituição de preservação da memória, conservando acervos, organizando eventos, concursos literários e publicações em jornais, revistas e coletâneas. Este ano, além do lançamento da coletânea, a Academia realizou um concurso literário com o tema "A sobrevivência do planeta depende de nós".

Apresentado por Rosanni Guerra, com a coordenação de Luciano Augusto, edição de Samuel Frota e imagens de Nilson Filho, Cabeceira vai ao ar às terças-feiras, a partir das 19h. O objetivo é discutir e divulgar obras literárias, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer novos autores e suas contribuições para o universo da literatura. Após a exibição na TV, o programa estará disponível no canal da TV no YouTube.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também