Notícias

Atuação do Dnocs no Nordeste é destacada em solenidade na Alece

Por Davi Holanda
24/10/2023 19:32 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (24/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 114 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A solenidade atendeu a solicitação do deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelos deputados Danniel Oliveira (MDB), Felipe Mota (União), Romeu Aldigueri (PDT), Guilherme Sampaio (PT) e pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

De Assis Diniz ressaltou a importância do órgão, em especial para os estados localizados na região semiárida. De acordo com ele, o Dnocs tem por finalidade básica executar a política do Governo Federal no que se refere à implementação dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, relativos à execução de obras públicas de captação, acumulação, condução, distribuição, proteção e utilização de recursos hídricos, o beneficiamento de áreas através da irrigação, a promoção da aquicultura e a recuperação de áreas degradadas.

“Essa entidade, que foi criada em 21 de outubro de 1909 com o nome de ‘Inspetoria de Obras Contra as Secas’, recebeu a atual nomenclatura em 1945. A atuação do Dnocs abrange nove estados, e o Departamento é vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, realizando um importante trabalho de combate à seca em regiões semiáridas. Talvez essa data possa ser comum para muitos brasileiros, mas para nós ela é uma referência de paradigma da história e identidade do povo nordestino”, completou.

O deputado Felipe Mota falou sobre a importância do Dnocs para o desenvolvimento econômico do Ceará nos últimos anos. 

“Se não tivéssemos o Dnocs, não teríamos essa união de bacias que temos até hoje, a indústria cearense não estaria em crescimento e o Porto do Pecém não teria a credibilidade que tem hoje. Por isso, desejamos que os olhos da bancada federal cearense vejam o Dnocs como um aliado do campo e do Ceará, pois a instituição foi, é e sempre será a esperança do povo nordestino”, salientou.

Ao todo, 17 pessoas que atuam ou já atuaram como servidores do Dnocs foram homenageados com certificados durante a solenidade. Carlos Felipe Cordeiro D’ávila, assessor jurídico da Associação dos Servidores do Dnocs no estado do Ceará e representante dos homenageados, disse que o Dnocs é reflexo da fortaleza dos sertanejos cearenses. 

“Durante toda a sua história, o Dnocs construiu açudes maravilhosos e super importantes, que ainda hoje salvam milhares de cearenses. Sinto-me honrado por estar há mais de 10 anos trabalhando no Dnocs. Enfrentamos grandes desafios como a seca, que aprendemos a conviver há anos. Mas assim como os sertanejos cearenses, que suportaram séculos de dor e de ausência de recursos, continuamos firmes e a serviço do povo cearense”, completou.

Fernando Marcondes de Araújo Leão, diretor geral do Dnocs, agradeceu a homenagem feita pela Assembleia Legislativa e destacou o apoio que a instituição recebeu do Estado do Ceará para revitalização de barragens em municípios cearenses. 

“Estamos muito animados e agradecidos, pois estamos recebendo um apoio ímpar do Governo. Recebemos verba no valor de R$ 175 milhões, para recuperação de 17 barragens localizadas em municípios do Ceará. Além disso, recebemos ainda outro aporte de R$ 180 milhões, mostrando o compromisso do Governo do Estado com a chegada das águas em todas as regiões do Ceará”, enfatizou. 

Ramon Flávio Gomes Rodrigues, secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), que representou o Governo do Estado, frisou sobre a atuação do Dnocs no Estado que, segundo ele, garantiu a construção de estradas, fornecimento de energia, criação de frentes de trabalho, irrigação e construção de barragens para o Nordeste. 

“O Dnocs permitiu a condição de desenvolvermos sociedades no semiárido. A instituição tem mais de 370 grandes reservatórios de água no Nordeste, e só aqui no Ceará tem mais de 80, firmando essa parceria com o nosso governo estadual. O Dnocs trabalhou ainda a agricultura irrigada não só no Ceará, mas em vários outros estados do Nordeste, gerando emprego e renda para milhares de pessoas”, assinalou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também