Comissão da Alece debate titularidade das terras do povo Pitaguary
Por Lincoln Vieira08/12/2023 09:37 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará discute, na segunda-feira (11/12), às 14h, em audiência pública, a reivindicação dos povos originários Pitaguary na comunidade Olho D’Água em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. O debate, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, atende a requerimento do deputado Júlio César Filho (PT).
A audiência vai discutir a posse das terras do povo originário Pitaguary, adianta o parlamentar. Júlio César Filho argumenta que o grupo ocupa cerca de cinco hectares para manter sua cultura e demais atividades ao longo dos anos. “A terra ainda não é protegida e vive sob ataques de queimadas, retirada de minério e devastação da vegetação”, ressaltou.
O deputado salientou que a Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince) denunciou a Prefeitura de Maracanaú por intimidação e assédio moral aos docentes indígenas para desarticular o movimento Retomada Pitaguary.
A terra, ainda conforme Júlio César Filho, faz parte do território ancestral do povo. Ele frisou que a retomada é para assegurar a sobrevivência e bem-estar dos povos originários.
Foram convidados para o debate o secretário Estadual dos Direitos Humanos, o secretário Estadual do Meio Ambiente e a Secretária Estadual dos Povos Indígenas (Sepin). Além desses, representantes da sociedade civil, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince), do Povo Pitaguary, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará, da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará, do prefeito de Maracanaú e da Câmara Municipal de Maracanaú.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Alece reconhece importância do uso da pele da tilápia para tratamentos médicos
Autor: Ariadne Sousa
Dezessete proposições de parlamentares são aprovadas em reuniões de Comissões nesta terça
Autor: Pedro Emmanuel Goes