Alunos da Escola Dr. Gentil Barreira visitam a Alece nesta terça-feira
Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares09/04/2024 16:36 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Mais de 50 alunos matriculados na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor Gentil Barreira, do bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta terça-feira (09/04). A instituição de ensino participou do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).
O deputado Felipe Mota (União) recepcionou a primeira turma na parte da manhã, no Plenário 13 de Maio. Os 17 estudantes do 1º ano do ensino médio, ouviram atentamente as explicações do parlamentar sobre o funcionamento do Parlamento, o processo de tramitação dos projetos, desde a leitura no expediente até a votação em plenário, e a sanção ou não pelo governador do Estado.
O parlamentar lembrou também a história da Alece, desde os desafios no período da ditadura militar a curiosidades da política cearense. Felipe Mota incentivou ainda a participação dos jovens na vida pública e a importância dos debates na construção de ideias para beneficiar a população.
“Tudo isso se constrói através da discussão de ideias. Falo isso para acender em vocês a ideia de que é possível qualquer um de vocês estarem aqui”, disse.
O grupo que estava acompanhado pela professora de Língua Portuguesa, Iana Lucena, conheceu o Plenário 13 de Maio, a biblioteca César Cals de Oliveira e as instalações da Rádio FM Assembleia 96,7 MHz), a exposição História e Memória da Educação no Ceará, e o Memorial Deputado Pontes Neto.

Estudantes do turno da tarde da Escola Doutor Gentil Barreira visitam o Parlamento cearense - Foto: Divulgação AL
Já no período da tarde, 35 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da mesma Instituição, acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa, Itálo James foram recebidos pelo orientador do projeto o Parlamento e sua História, Miguel dos Santos, que apresentou o funcionamento do acervo do Malce e destacou a importância dos jovens conheceram o dia-a-dia dos deputados estaduais.
O grupo assistiu a uma palestra sobre a importância do voto, o sistema de elaboração das leis e o papel do deputado estadual, ministrada pela jornalista do Malce, Edna Pontes, no Comitê de Imprensa. Também conheceram o acervo do Malce, o Plenário 13 de Maio e a Rádio FM Assembleia.
O professor Itálo James destacou que “a vinda dos alunos à Alece tem por objetivo tirar os jovens um pouco do ambiente escolar, sair da teoria e conhecer na prática o que é política, os direitos e deveres do cidadão”.
A aluna Isabella Braga, 17 anos, do 1º ano, declarou que é a primeira vez que visita a Alece e informou que acompanhava os assuntos relacionados à política por meio das mídias socias You Tube e Instagram. Ela ressaltou que a visita despertou o interesse para acompanhar presencialmente as sessões plenárias.
Os estudantes foram acompanhados de manhã pela equipe do Memorial formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes e Thiago Araújo. Já a equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Papel sociocultural da vaquejada para o Ceará é destacado em solenidade na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Defesa do trabalho dos policiais militares marca homenagem aos 190 anos da PMCE na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes