Um Lugar de Fala aborda a violência obstétrica no Brasil
Por Narla Lopes/com Assessoria31/05/2024 09:00
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da TV Assembleia (canal 31.1), vai discutir, na segunda-feira (03/06), a partir das 9h20, o combate à violência obstétrica no Brasil. O médico ginecologista e obstetra Marcos Alencar e a doula e psicóloga Krys Rodrigues são os convidados para debater o tema.
O termo violência obstétrica refere-se aos abusos médicos sofridos por mulheres durante a gestação, parto, nascimento ou pós-parto. Essa violência inclui qualquer ação realizada sem o consentimento da paciente, desrespeitando sua autonomia e causando sofrimento físico ou emocional. Entre as práticas consideradas violência obstétrica estão a episiotomia de rotina, tricotomia e a manobra de Kristeller, realizadas sem evidências científicas de benefícios.
A violência obstétrica também abrange negligência no atendimento, discriminação racial e abuso sexual. Outras práticas, como obrigar a paciente a jejuar durante o parto, proibir a movimentação, impedir a presença de um acompanhante ou até mesmo insultá-la também são consideradas formas de violência obstétrica.
Na ocasião, a doula e psicóloga Krys Rodrigues vai compartilhar sua experiência pessoal como vítima desse tipo de violência, que pode ser praticada de forma verbal ou física contra gestantes e parturientes.
Um Lugar de Fala é produzido por Isabella Gurgel e apresentado pelas jornalistas Janaína Gouveia e Luciana de Andrade. As imagens são dos cinegrafistas Pedro Paulo e José Nilson. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 9h20, na TV Assembleia (canal 31.1), e também pode ser assistido no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Jovens de quatro instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece nessa semana
Autor: Lincoln Vieira/Wanessa Tavares
Alece discute estratégias para as políticas de combate à obesidade no CE
Autor: Ariadne Sousa