Notícias

Debate sobre direitos trabalhistas marca celebração dos 48 anos da Atrace na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
29/11/2024 17:23 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio – Foto: Máxim Moura - Foto: Máximo Moura / Alece

O debate sobre a defesa dos trabalhadores e sobre o papel social desempenhado pelos advogados trabalhistas marcou a sessão solene em comemoração aos 48 anos da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace) e em alusão ao Dia da Advocacia Trabalhista do Ceará. A homenagem foi realizada na tarde desta terça-feira (29/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

 

Deputada Martinha Brandão (Cidadania) foi a autora do requerimento da homenagem – Foto: Máximo Moura / Alece

 

A deputada Martinha Brandão (Cidadania), solicitante da homenagem - com subscrição do deputado Marcos Sobreira (PDT) -, reforçou que o direito do trabalho é cada vez mais essencial aos trabalhadores brasileiros, uma vez que esses vêm sofrendo ataques crescentes desde a década de 1990, sendo a Reforma Trabalhista de 2017 o ápice desse processo.

“Hoje observamos, no âmbito da Câmara Federal, a reação de parlamentares ligados ao empresariado derrotando a PEC com argumentos que relacionam o sucesso e prosperidade dos trabalhadores ao trabalho exaustivo”, lamentou a parlamentar. Para ela, o trabalho exercido pelos advogados trabalhistas nesse momento é fundamental.

Presidente da Atrace, Jane Eire Calixto defendeu a expansão da entidade para o Interior – Foto: Máximo Moura / Alece

 

À frente da Atrace há seis meses, a presidente e advogada Jane Eire Calixto defendeu que o momento é de expandir os serviços da associação e chegar a um maior número de profissionais. De acordo com ela, a ideia é levar a Atrace e a defesa dos direitos dos profissionais aos municípios do Interior, de forma a representar de maneira efetiva os advogados trabalhistas cearenses.

“Já demos início a esse processo, com instalação de comarcas no Cariri, mas queremos chegar em outras regiões do Estado, em outras cidades polos, a fim de descentralizar nossa atuação, que se concentra muito em Fortaleza”, comentou.

Esse processo de interiorização, segundo ela, se dá pela necessidade de representar da melhor forma esses profissionais tão necessários ao trabalhador cearense e à sociedade como um todo.

Presidente da OAB/CE, José Erinaldo Dantas enalteceu papel desempenhado pelos advogados trabalhistas – Foto: Máximo Moura / Alece

 

Sobre esse ponto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB/CE), José Erinaldo Dantas, salientou que a Justiça do Trabalho é a mais eficiente do Brasil. “Não adianta conferir salário, horas extras, décimo terceiro, se não há um profissional que ajude a manter esses direitos assegurados, longe dos ataques aos trabalhadores. Estamos hoje aqui celebrando o profissional que promove uma advocacia social, que acolhe o trabalhador vulnerável e traz justiça à sociedade”, avaliou.

A solenidade seguiu com a entrega de certificados a dez advogados que compõem ou fizeram parte da Atrace por sua atuação na entidade. Entre eles estão o fundador da Atrace, Benedito Bezerril; o ex-diretor José Maria de Queiroz; a vice-presidente da Atrace, Christiane do Vale Leitão, entre outros. 

Estiveram ainda presentes na mesa da sessão solene o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), desembargador Durval César de Vasconcelos Maia; a vice-presidente da OAB/CE, Christiane do Vale Leitão, e o fundador da Atrace, Benedito de Paula Bizerril. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

 

Veja também