Notícias

Engenheiros de pesca têm atuação reconhecida em sessão solene na Alece

Por Lincoln Vieira
16/12/2024 12:54 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Alece destaca trabalho desenvolvido pelos profissionais em cerimônia no Plenário 13 de Maio. - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca em sessão solene na manhã desta segunda-feira (16/12), no Plenário 13 de Maio. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT), que destacou o trabalho desempenhado pelos profissionais no País. 

Segundo o parlamentar, o trabalho do engenheiro de pesca é uma das alternativas para o Brasil sair do mapa da fome. O deputado ressaltou que há dois milhões e meio de pessoas passando fome e, somado à insegurança alimentar, o número alcança oito milhões e meio de brasileiros. 

“Por isso que temos que valorizar, dar mais condições de trabalho e respeitar ainda mais uma das mais importantes categorias profissionais, os engenheiros de pesca. Eles são responsáveis não só pelo desenvolvimento da produção de pescado, mas também por buscar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e da produção, esse é um momento de reconhecimento da Alece”, salientou. 

Sérgio Aguiar frisou ainda que o Brasil tem cerca de um milhão e 100 mil pescadores. Sérgio informou que o estado com o maior número de pescadores é o Maranhão, com 300 mil pescadores. “O Ceará tem 23 mil pescadores registrados, segundo o Ministério da Pesca e da Aquicultura, e a pesca é o setor que emprega 60 milhões de pessoas no mundo, das quais 21% são mulheres”, enumerou. 

O coordenador de desenvolvimento da pesca e aquicultura da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Sepa) Euvaldo Bringel, que representou o titular da pasta, Oriel Nunes Filho, parabenizou os engenheiros de pesca. 

Para ele, a pesca tem “importância muito grande” no Estado. Ele frisou que o Ceará tem grandes condições de trabalho com a engenharia de pesca, pela “grande extensão marítima”. O convidado assinalou que a história do Ceará é ligada ao mar, citando como exemplo o líder jangadeiro Dragão do Mar. 

“Não é à toa que o curso de pesca da UFC (Universidade Federal do Ceará) é um dos mais antigos do Brasil. Quanto ao trabalho, nós vamos continuar a desenvolver a pesca do atum. Nós já somos o maior exportador de atum no Brasil, somos o maior em lagosta e em camarão. Estamos surpresos com as 2.056 fazendas de criação de camarão no Ceará”, acentuou.

O presidente do Crea destacou a escolha de um bom profissional para atuar na área. Foto: José Leomar

Por sua vez, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Fernando Galiza, que falou em nome dos homenageados, asseverou que a profissão é muito importante para o Brasil. “A profissão fomenta a engenharia e a qualidade dos pescados, daí o nosso papel é combater o exercício ilegal da profissão e fazer com que todos os empresários se interessem pela área e contratem engenheiros de pesca, porque valoriza a profissão e protege a sociedade”, avaliou. 

O diretor Nacional de Tecnologia e Inovação da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Emanuel Mota, salientou que os engenheiros de pesca são fundamentais para o progresso social do Estado. Ele pontuou que a solenidade é um reconhecimento de um trabalho desenvolvido pelos engenheiros de pesca no Estado. 

“A engenharia de pesca é uma área multidisciplinar essencial para o nosso Estado, que possui uma vasta costa, uma rica tradição pesqueira. Esses profissionais atuam na gestão de estoques pesqueiros, no desenvolvimento de tecnologias de cultivo, na melhoria da qualidade dos produtos da pesca e na promoção de práticas sustentáveis”, observou. 

Além dos citados, participaram da mesa de cerimônia o presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará, Antônio Diogo; o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (DEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a coordenadora da Estação de Aquicultura Professor Dr. Raimundo Saraiva da Costa da UFC, Suzete Roberta da Silva. 

Entre os homenageados estão o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Acaraú), professor Rubens Galdino Feijó; o assessor da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-CE) do Ministério da Pesca e Aquicultura, Felipe Augusto de Alencar Goyanna, e o consultor técnico de campo P3 da empresa Nippon Koei Lac do Brasil, João Crescêncio Aragão Marinho. 

Assista à sessão solene na íntegra:
 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também