Oradores

Guilherme Sampaio esclarece que Estado mantém diálogo com Infraero

Por Lincoln Vieira
13/02/2025 14:06 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Junior Pio

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Guilherme Sampaio (PT), comentou, no primeiro expediente da sessão plenária, nesta quinta-feira (13/02), a informação divulgada na mídia sobre a desistência da Infraero de operar em 10 aeroportos do Ceará. Ele esclareceu que o Governo do Estado não descumpriu nenhuma cláusula com a empresa pública federal. Disse ainda que o Estado atendeu a todas as parcerias com a empresa através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). 

“A SOP atendeu, entre outros pedidos, o reajuste em 37% nas suas tarifas, a autorização para exploração comercial dos espaços dos aeroportos, o repasse do hangar de Aracati, portanto o diálogo do Governo do Estado com a Infraero segue para que essas questões sejam avaliadas”, salientou. 

Guilherme Sampaio frisou que o Estado ampliou as rotas de voos para o Ceará e reafirmou que o Governo prossegue em diálogo com a empresa para as operações não serem interrompidas. “Em diálogo recente, o Governo trouxe de volta o voo Fortaleza-Lisboa; Fortaleza-Juazeiro recentemente e, em outubro, a Latam passou a operar Fortaleza-Santiago, que permite a conexão em vários destinos mais distantes ao redor do mundo. E agora, na alta estação, quando há quantidade de voos, nem se fala”, acentuou. 

Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) concordou com o líder governista. O parlamentar reforçou que o Governo do Estado está em diálogo com a Infraero para que a população não seja prejudicada. 

Por sua vez, o deputado Guilherme Bismarck (PSB) criticou a empresa. O parlamentar enfatizou que o investimento nos aeroportos é uma via de mão dupla e que a Infraero precisa investir no Estado também. O parlamentar elogiou a privatização do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, hoje administrado pela Fraport, e acentuou que a medida “foi o maior acerto da gestão da então presidente Dilma Rousseff” para o Ceará. 

Já o deputado Salmito (PSB) usou o tempo do aparte para contestar críticas do orador anterior, deputado Cláudio Pinho (PDT), à política de geração de emprego e industrial do Governo Estadual. Segundo Salmito, a taxa de desemprego reduziu 6,7% no último trimestre de 2024, sendo a menor dos últimos 10 anos. 

“O crescimento em 2023 e 2024 ultrapassou 100 mil empregos formais de salto, ou seja, do ponto de vista da estatística, estamos alcançando o pleno emprego. E o crescimento industrial do Ceará foi maior do que da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, avaliou. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também