Oradores

Heitor Férrer cobra chamamento de professores concursados da Uece

Por Giovanna Munhoz
27/03/2025 10:30 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Heitor Férrer (União) - Foto: Júnior Pio

O deputado Heitor Férrer (União) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (27/03), a necessidade de chamar os professores aprovados no último concurso público da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Segundo o parlamentar, a Uece está com a carência de 482 professores, mesmo com o concurso realizado em 2022 para o preenchimento de vagas na instituição. “O motivo é a não convocação dos aprovados. Se foi feito um concurso, a necessidade de contratação é latente, mas o Governo não convocou”, disse.

Heitor Férrer enfatizou que nesta quinta-feira vários alunos estão iniciando o semestre, e diversas disciplinas estão sem professor. “Essa demanda está reprimida desde 2022, quando o concurso foi feito. Peço que os parlamentares busquem diálogo para lutar pela Uece. A melhoria da performance da universidade deve ser uma demanda de todos nós”, assinalou.

O deputado lembrou que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará projeto de lei, em regime de urgência, que cria 283 vagas para a Universidade Estadual. “A Alece contribuiu e aprovou a proposta, mas para que os concursados sejam chamados, é preciso que um decreto governamental seja publicado. Até hoje não foi, e os estudantes estão no prejuízo, sem professores”, afirmou.

O parlamentar informou ainda que solicitou audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTE) da Casa para debater a necessidade da convocação dos professores aprovados no concurso de 2022 da Uece. “Vamos fazer esse debate de forma urgente”, apontou.

Heitor Férrer frisou também a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC). “Abrir uma obra colossal como o Hospital da Uece fechando outra unidade como o Hospital César Cals seria apagar a obra. Apagaria, no caso, porque o Governo recuou da atitude que era errada, e ainda será errada se ele resolver voltar atrás”, ressaltou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) destacou que o Hospital Universitário do Ceará vai desafogar vários serviços de saúde. “Com essa nova unidade de saúde, serviços poderão ser transferidos do Hospital César Cals para essa nova instituição de saúde”, explicou.

O deputado Stuart Castro (Avante) também assinalou a necessidade de manutenção no Hospital César Cals e da união dos parlamentares para ter autonomia de legislar.

 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também