Notícias

Alece reconhece em sessão solene contribuição da Uninta para a educação cearense

Por Narla Lopes
28/03/2025 11:31 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

A mesa da cerimônia reuniu políticos e representantes do centro universitário - Fotos: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta sexta-feira (28/03), uma sessão solene em comemoração aos 25 anos do Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada (Uninta), destacando a contribuição da instituição na educação e na formação de alunos no Ceará.

Durante o evento, a educação foi destacada como uma poderosa ferramenta de transformação social, com ênfase na trajetória da instituição, fundada em 1999, e sua relevância e expansão ao longo dos anos. A solenidade atendeu a um requerimento dos deputados Fernando Hugo (PSD) e Sargento Reginauro (União).

O deputado Fernando Hugo destacou a importância da instituição para o Ceará. "Indiscutivelmente, a Uninta é a exemplificação viva de que a instrução, educação e formação cidadã devem andar juntas. E faz isso de forma exemplar, criando, em sua metodologia de ensino, uma parceria entre a educação e a formação cidadã, algo raro nos dias de hoje, em que muitas instituições oferecem formação profissional sem preparar o ser humano para a vida e para a cidadania", afirmou.

Ele também ressaltou a expansão internacional do Centro Universitário. "Hoje, se expande pelo Brasil e já ultrapassa nossas fronteiras, com um centro acadêmico estabelecido na Flórida, nos Estados Unidos. Isso representa o assentamento de um núcleo acadêmico em um país com exigências extremamente rigorosas. A Uninta está lá, representando o Brasil com grande honra", completou o parlamentar.

A professora Eliza Rodrigues Ponte conta como foi o início das atividades da instituição de ensino - Foto: Júnior Pio
 

A pró-reitora da Pós-Graduação Lato Sensu da Uninta, professora doutora Eliza Angélica Rodrigues Ponte, ao falar em nome dos agraciados, celebrou a trajetória da instituição. "Iniciamos em 1999 com um curso de Teologia, sem muita credibilidade na época, mas que acabou atraindo não só evangélicos, mas também padres, freiras e diversos profissionais em busca do ensino superior. Percebemos, então, a grande demanda na região, que, até aquele momento, contava apenas com a UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú)", lembrou.

Ela também destacou a importância da interiorização do ensino superior. "Ampliamos nossa atuação e trouxemos cursos inéditos para Sobral, como Serviço Social, Medicina Veterinária, Pedagogia, Enfermagem e Farmácia, abrindo novas oportunidades para a juventude cearense. Hoje, nossa instituição atende a todo o Ceará, com ensino a distância e polos presenciais, garantindo acesso a diversas áreas do conhecimento", disse. 

Moses Rodrigues destacou o fato de a Uninta ser a única instituição privada do Ceará com cinco cursos de Medicina com nota máxima no MEC - Foto: Júnior Pio
 

O deputado federal Moses Rodrigues (União), representando o chanceler e fundador do Centro Universitário Inta (Uninta), Oscar Spindola Rodrigues Júnior, destacou o impacto da instituição. "Desde 1999, nossa missão foi levar conhecimento e oportunidades para o interior do Estado. Começamos com um curso de Teologia e, ao percebermos a grande demanda por ensino superior, impulsionamos a expansão da instituição", afirmou.

Ele destacou o crescimento da Uninta, que hoje conta com cinco cursos de Medicina com nota máxima no MEC. "A educação é uma ferramenta de transformação, e a Uninta está comprometida com a excelência", concluiu.

A deputada federal Fernanda Pessoa (União) parabenizou a instituição e reforçou sua importância. "A Uninta transformou Sobral e continua impactando outros municípios, sendo um exemplo de compromisso com a educação", destacou. 

Ela também ressaltou o papel crucial dos professores e da direção da instituição. "O trabalho de cada educador, que dedica sua alma e corpo à educação, é fundamental para a transformação do nosso Estado e do País. Que venham mais 25 anos de trabalho, dedicação e transformação na educação brasileira. Parabéns à Uninta pelo sucesso e por continuar sendo uma referência no interior do Estado, mostrando que é possível transformar a educação através das universidades", completou.

Filipe Leão Ferro, diretor do Centro Universitário Inta (Uninta) campus Itapipoca, destacou o crescimento impressionante da instituição. "Hoje, a Uninta impacta mais de 30 mil estudantes no Brasil e em mais de 40 países, incluindo um polo na Flórida, nos Estados Unidos", afirmou. 

Ele salientou que a Uninta é a única instituição particular do Ceará com cinco cursos de Medicina, todos com conceito máximo no MEC. "Celebrar os 25 anos da Uninta é celebrar a força da educação e a transformação de vidas", concluiu, agradecendo a todos os envolvidos no sucesso da instituição.

O vereador de Aquiraz Ney Pires destacou a importância do evento. "É um privilégio estar aqui nesta Casa para homenagear uma das maiores instituições de ensino do Estado. A Uninta não só forma grandes profissionais, mas também impacta diretamente a economia local e estadual, gerando empregos e movimentando a economia", disse, atestando a seriedade da formação oferecida pela instituição.

Completam a lista de homenageados o reitor, Dr. Daniel Rotgen Melo Rodrigues; o pró-reitor Executivo de Educação a Distância, prof. Me. Lindomar Jemison Moura Spindola Rodrigues; a vice-reitora, Dra. Lara Martins Rodrigues, e a pró-reitora da Pós-Graduação Lato Sensu, Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte.

A mesa da cerimônia contou com a participação do deputado federal Moses Rodrigues (União), representando o reitor Oscar Rodrigues; do pró-reitor Executivo de Educação a Distância, Lindomar Jemison Moura Spindola Rodrigues; de Filipe Leão Ferro, representando a Dra. Lara Martins Rodrigues e o reitor Dr. Daniel Rotgen Melo Rodrigues, e do vereador de Fortaleza Marcel Colares (PDT).

Assista à sessão solene na íntegra:


Edição: Vandecy Dourado

Veja também