Notícias

Alece reconhece as contribuições da Academia Cearense de Teatro para a cultura em sessão solene

Por Ariadne Sousa
23/04/2025 18:25 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (23/04), artistas ligados à Academia Cearense de Teatro (ACT). Na solenidade, ocorrida no Plenário 13 de Maio, os presentes destacaram a importância da Academia para o fortalecimento do setor teatral do estado.

O autor do requerimento que originou a solenidade, deputado Heitor Férrer (União), considerou que o teatro exerce importante papel na transmissão e preservação da cultura, contribuindo para a construção e o fortalecimento da identidade das populações. “Entre as inumeráveis possibilidades do teatro, não devemos abstrair a capacidade dessa manifestação da cultura de inspirar a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas, ensejando um debate aberto pela própria sociedade”, apontou. 

Deputado Heitor Férrer (União) apresentou o requerimento para a realização da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece

De acordo com o parlamentar, a arte teatral exerce também importante função em âmbito educacional, contribuindo para a formação de pessoas mais criativas e empáticas. “Sendo o teatro uma forma de arte e expressão que envolve a representação de histórias, personagens e emoções por meio de atores, cenários, figurinos e outros elementos, tem o condão de proporcionar um desenvolvimento de habilidades como a confiança, a criatividade e a comunicação”, concluiu.  

HOMENAGEADOS

Em nome dos agraciados, o fundador e vice-presidente da Academia Cearense de Teatro, Caio Henrique Quinderé Castello Branco, afirmou que a cerimônia é uma oportunidade de celebrar a arte, mas também de reconhecer a resistência, a beleza e a coragem de fazer teatro. Além disso, ele lembrou que a ACT celebrou recentemente, em 27 de março, o seu primeiro ano de fundação. 

Discursando em nome dos homenageados, Caio Henrique Quinderé Castello Branco falou sobre a importância do teatro e da ACT - Foto: Marcos Moura / Alece

“O que celebramos é mais do que um ano de existência institucional, celebramos um gesto político, estético e afetivo de afirmar o teatro como saber, como força viva, como legado, como linguagem essencial à vida coletiva”, declarou. Para ele, a fundação da academia representa o reconhecimento de que a arte teatral possui uma complexidade e uma densidade que exigem estudo, pesquisa, memória e diálogo permanente. 

Na solenidade, também receberam certificados da Alece os artistas Ana Marlene Ferreira Lima; Ricardo Guilherme Viana dos Santos; Haroldo Franklin Gurgel Serra; Maria Rejane Reinaldo; Carlos Rinaldo Costa Moreira; Maria de Lourdes Macena Filha; e Jane Marília Azeredo.

O presidente da Academia Cearense de Teatro, Antônio Marcelo Gran Fort, destacou que a homenagem recebida se estende a todos aqueles que compõem a ACT. “A Academia Cearense de Teatro é feita de talento e vocação. A vocação dos que erguem as mãos, dos que lutam pelo existir, pelo abrir da cortina, porque a arte do teatro vai ser sempre mágica dentro de cada um de nós”, finalizou. 

Completaram a lista de homenageados: Hiramisa Gurgel Serra; Deugiolino Lucas Martins; Marcus José Fernandes de Oliveira; José Cláudio Correia Primo; Fernão de La Roche D'Andrade Sampaio; Maria Gorete Oliveira de Sousa; Francisco Humberto Cunha Filho; Lana Soraya Furtado Benevides; e Tonico Lacerda Cruz. 

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do idealizador da criação da Academia Cearense de Teatro, Marcelo Farias Costa; da presidente da Academia Fortalezense de Letras, Fernanda Maria Romero Quinderé; da diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha; e do diretor de teatro Walden Luiz Furtado Bezerra. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene:


Edição: Geimison Maia

Veja também