Notícias

Escolas da Capital e Caucaia visitam a Assembleia Legislativa nesta semana

Por Wanessa Tavares/Gleydson Silva
24/04/2025 16:44 | Atualizado há 10 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputada Larissa Gaspar recebe alunos da escola Presidente Vargas - Foto : josé Leomar

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana (23 e 24/04), alunos de quatro escolas situadas em Fortaleza e Caucaia. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares, e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade. 

Na quarta-feira (23/04), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã conheceram as dependências da Casa 35 alunos do 3º ano médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Presidente Vargas, localizada no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. 

Durante o percurso da visita, o grupo foi acompanhado pela professora Rose Maia, de Geografia e os estagiários e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado a docência: Lucas do Nascimento, Miguel Pereira, Luisa Santos e Thiago Chaves. Eles tiveram oportunidade de conversar no plenário com os deputados Larissa Gaspar (PT) e  e Carmelo Neto (PL).

A professora Rose Maia diz que já é a segunda vez que traz estudantes da Instituição pra aproximar a realidade do dia-a-dia do parlamento a terem um conhecimento aprofundado sobre a história da política do Ceará com a atualidade.

“É muito importante trazer novamente uma nova turma da escola, pois nós professores estamos fazendo essa aproximação dos jovens com o Poder político para auxiliá-los na vivência e prepará-los no futuro”, afirma.

Deputado Guilherme Bismarck (PSB) conversa com alunos da Escola Joaquim Antônio Albano no Plenário 13 de Maio. Foto Érika Fonseca

Já na tarde dessa quarta-feira (23/04), conheceram a Alece 33 estudantes do 3° ano médio do curso Técnico de Informática da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Antônio Albano, do bairro Dionísio Torres, na Capital.

Os jovens acompanhados pelos professores Rodrigo Percevalli (Biologia) e Hailla Krulicoski (Sociologia), receberam as boas-vindas do deputado Guilherme Bismarck (PSB), no Plenário13 de Maio que além de explicar a função da tribuna (local em que são realizados os pronunciamentos), da Mesa Diretora e da sua atuação no legislativo, também incentivou os jovens a acompanhar a atuação do Poder Legislativo.

“Atualmente, os jovens têm ficado cada vez mais conscientes que a política é o caminho de mudar a vida de cada um, que é através da política que eles podem reivindicar melhores condições em todas as áreas, seja hoje na educação, onde eles estão inseridos na escola. A política não é perfeita, mas ela é o único caminho ainda criado no mundo para poder chegar a resolver os problemas das nossas vidas e melhorar de vida igualmente com justiça social”, enfatiza.

O aluno Ravi de Andrade Albano, 18 anos, disse a visita a Alece proporcionou um conhecimento importante, que passou a descobrir como a escola que estuda recebeu o nome do seu bisavô Joaquim Antônio Albano (professor de Língua Francesa renomado) através da tramitação e aprovação de uma lei dos deputados.

Estudantes da Escola professor Antonio Valmir participam de visita guiada ao Parlamento. Foto: José Leomar

Na quinta-feira também visitaram a Alece duas escolas. Pela manhã um total de 40 alunos, do 2º ano médio e do curso técnico em Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antonio Valmir, localizada no Centro do município de CaucaiaAcompanhados pelos professores Emykson Silva e Jacilane da Silv, os alunos puderam conhecer de perto o funcionamento da Casa Legislativa. 

 

Estudantes da escola São Francisco de Assis conhecem o Memorial da Alece. Foto Érika Fonseca

No período da tarde, cerca de 30 estudantes do 1º ano médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) São Francisco de Assis, do bairro Bom Jardim, em Fortaleza conheceram as dependências da Casa.

O grupo estava acompanhado pelos professores Mateus Fernandes (Biologia), Katrine Borges e Lia Parente (Língua Portuguesa).

A aluna Isabela Gomes, 15 anos demonstrou curiosidade ao observar o acervo do Memorial. A jovem atenta ao telefone fixo na parede ouviu o pronunciamento do deputado Justiniano de Serpa na sessão realizada em seis de agosto de 1884, que falava em defesa dos abolicionistas. 

“É uma experiência única conhecer o Memorial e o Plenário 13 de Maio, porque nós aprendemos novas histórias de épocas diferentes que não sabíamos e passamos a conhecer quando estamos visitando esse local”, declara.

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Fragmentos-Ecos da Essência Feminina”, da curadoria Anete Mendonça, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.         

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613. 

 

Edição: Clara Guimarães        

Veja também