Comissão de Agropecuária realiza audiência sobre carcinicultura nesta quinta em Itaiçaba
Por Juliana Melo07/05/2025 13:00 | Atualizado há 17 horas
Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) dá início, nesta quinta-feira (08/05), a uma sequência de três audiências públicas em cidades do interior do Ceará para discutir ações de fortalecimento da pecuária, de desenvolvimento da carcinicultura e de cooperativismo no Ceará.
Os debates ocorrem por iniciativa do deputado De Assis Diniz (PT), nos dias 8, 9 e 16 de maio. O primeiro será realizado nesta quinta-feira (08/05), a partir das 9h, no município de Itaiçaba, para discutir a importância da carcinicultura para a economia do Ceará, a geração de empregos, inovação e práticas sustentáveis. O debate ocorre na Câmara Municipal de Itaiçaba.
O parlamentar ressalta, no requerimento das audiências, que o Estado produz mais da metade de todo o camarão do País, com áreas de cultivo que foram se espalhando do litoral para regiões do semiárido.
“Outro fator relevante para o crescimento da carcinicultura no Ceará foi a sanção da Lei de Simplificação dos Licenciamentos Ambientais, que facilitou o acesso de micro e pequenos produtores ao setor, com áreas de produção entre cinco e 10 hectares. A nova legislação tornou o processo de licenciamento mais ágil e acessível, permitindo que pequenos empreendedores superassem barreiras burocráticas e custos elevados, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade”, explica De Assis Diniz.
O deputado destaca também que, “embora o setor tenha alcançado grandes avanços, a carcinicultura cearense também enfrenta desafios significativos. A necessidade de preservar os recursos naturais e garantir a sustentabilidade da atividade são pontos de atenção constante. Além disso, a adaptação às mudanças climáticas e o controle de doenças são questões que demandam inovação contínua”.
De Assis Diniz lembra que o Ceará tem investido em parcerias para promover o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e treinamento para os profissionais do setor.
“O futuro da carcinicultura cearense é promissor. Com um setor cada vez mais competitivo e focado na inovação, o Ceará tem o potencial de expandir sua produção e alcançar novos mercados. A integração das práticas de sustentabilidade com as necessidades do setor produtivo é um dos caminhos que o Estado seguirá, garantindo que o crescimento da atividade aconteça de maneira responsável e consciente”, ressalta.
Para debater os desafios e o futuro da carcinicultura no Estado, foram convidados representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), órgãos e entidades do município de Itaiçaba, bem como representantes dos produtores.
As próximas audiências públicas acontecem no município de Icó, no dia 9 de maio, para debater sobre o fortalecimento da pecuária leiteira, e no dia 16 de maio, em Juazeiro do Norte, para tratar sobre o cooperativismo no Ceará.
SERVIÇO - Audiência pública da Comissão de Agropecuária da Alece em Itaiçaba
Quando: Quinta-feira, 8 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Itaiçaba
Endereço: Rua Coronel João Correia, 381, Itaiçaba/CE
Edição: Geimison Maia
Veja também

Fortalecimento do movimento junino cearense é defendido em audiência na Alece
Autor: Luciana Meneses
Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao empresário Armando Leite
Autor: Ariadne Sousa