Oradores

Fernando Hugo defende fortalecimento da educação para o desenvolvimento do Brasil

Por Gleydson Silva
06/05/2025 11:01 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Fernando Hugo (PSD) - Foto: Junior Pio

O deputado Fernando Hugo (PSD) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (06/05), o fortalecimento da educação brasileira, com qualificação profissional, para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

De acordo com o parlamentar, é necessário fortalecer a qualificação dos alunos, como acontece em muitos países, onde os estudantes já saem das escolas com conhecimento profissional. “Há uma disparidade enorme no que se aprende aqui no primeiro grau e no que é ensinado em países do Oriente, em série proporcional. Lá os alunos já saem das salas de aulas com conhecimentos de informática, robótica e inteligência artificial”, afirmou. 

O deputado enfatizou também que as escolas precisam fortalecer os ensinamentos de convívio e cidadania “para fazer com que, daqui a dez anos, não estejamos morando em um país em que não poderemos sequer andar nas ruas, visitar os amigos e conviver com as famílias. E não esqueçam: instrução é uma coisa, educação é muito maior do que a instrução”.

Para Fernando Hugo, não se poder deixar que as disputas políticas e o partidarismo interfiram e barrem o desenvolvimento educacional e econômico brasileiro. “Esse tipo de politização, em certos casos da causa pública, entre eles a educação, não leva a nada. Postam-se com radicalismos e o prejuízo faz-se lá na ponta, no alunado”, avaliou.

Na avaliação do deputado, os professores precisam ser amplamente valorizados, tanto como incentivo para realizar um melhor trabalho quanto para incentivar o interesse da juventude para a profissão. “Hoje quase ninguém estuda Pedagogia porque não há atrativo em fazer uma faculdade para ser professor, ser destratado e ter um salário minguado, no Brasil todo”, disse. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também