Oradores

Guilherme Sampaio destaca redução de 33% dos homicídios no Ceará em 11 anos

Por Giovanna Munhoz
13/05/2025 12:00 | Atualizado há 19 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Guilherme Sampaio (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (13/05), a redução de 33% dos homicídios no Ceará em 11 anos, segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência. O parlamentar também destacou conquistas relevantes dos profissionais da segurança pública.

O deputado apontou que o dado acerca da diminuição dos crimes representa, ao todo, 1.481 vidas preservadas pelo trabalho dos policiais cearenses. “Lamento que um parlamentar que diz defender a Polícia Militar diga na tribuna que a diminuição de 33% do crime é patética. É uma fala vergonhosa”, assinalou.

Guilherme Sampaio destacou que, durante a Operação Integração Saturação Total, deflagrada na última quarta-feira (07/05), 213 pessoas foram capturadas em uma semana, através da atuação da polícia cearense. “Essa categoria merece respeito. Eles conquistaram, durante a gestão de Camilo Santana, a Lei das Promoções. Essa mesma categoria também conquistou agora, durante o Governo Elmano de Freitas, a regulamentação das horas extras, a dispensa e isenção do imposto de renda sobre remuneração e cartão saúde, vitórias que precisam ser ditas e celebradas”, disse.

O deputado enfatizou ainda que dentro do plano de metas para reduzir a criminalidade no Ceará estão as gratificações salariais dos policiais civis e militares do Estado em caso de meta alcançada. “Não vamos fazer propaganda do crime organizado. Não vamos enfraquecer o Governo do Estado. O Governo tem respeito com os policiais. Agora, no primeiro trimestre, reduzimos em 11% o número de homicídios e em 27% o número de roubos no Ceará. Isso não é patético. Vamos ter respeito”, apontou.

Em aparte, a deputada Larissa Gaspar (PT) parabenizou o esforço do Governo do Estado e dos policiais e lamentou as críticas de parlamentares sobre seu posicionamento a favor da legalização da maconha, sobretudo para fins terapêuticos. 

“Temos uma enorme quantidade de pessoas, inclusive crianças, que apresentaram melhoras com o uso do óleo da cannabis. O Brasil tem uma legislação federal que regulamenta a importação, mas não a distribuição desse óleo. Muitos não podem comprar, e a ciência mostra a melhora que o óleo da cannabis proporciona no tratamento de muitos transtornos”, disse.


Edição: Vandecy Dourado

Veja também