Apóstolo Luiz Henrique informa sobre projeto de proteção infantil na internet
Por Ricardo Garcia22/05/2025 10:49 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (22/04), projeto de lei de sua autoria que trata da proteção infantil no ambiente virtual.
Segundo o parlamentar, a proposição 276/25, que tramita na Casa, institui no Estado do Ceará o programa permanente de proteção infantil “Família Guardiã Digital”, com o objetivo de promover a proteção de crianças e adolescentes no uso das redes sociais e demais plataformas digitais. Ainda de acordo com o projeto, a iniciativa busca incentivar a participação ativa da família na educação digital.
Para Apóstolo Luiz Henrique, o programa “Família Guardiã Digital” tem como finalidade sensibilizar e capacitar pais, mães e responsáveis sobre os riscos e oportunidades do uso da internet pelas crianças e adolescentes; fomentar a cultura da educação digital no ambiente familiar; promover campanhas educativas sobre o uso seguro e responsável das redes sociais; entre outras ações.
“O projeto vai alertar sobre os perigos e as consequências do uso excessivo de telas. Vemos jovens desenvolvendo ansiedade, depressão, entre outros transtornos, prejudicando sua saúde mental, sobretudo por estarem expostos a conteúdos inadequados no ambiente digital”, ressaltou o deputado.
Ainda para ele, muitas pessoas que acessam esse ambiente muitas vezes acabam não se dando conta do quanto estão sendo prejudicadas pelos conteúdos que consomem. “A má influência de certas figuras digitais faz com que jovens e pais de família gastem dinheiro, se endividem ou até se matem a depender do caso”, assinalou.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) considerou “brilhante” a iniciativa do colega. “É um projeto que causa um impacto social extremamente importante, em razão do risco que os jovens estão expostos no ambiente virtual”, avaliou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Guilherme Sampaio celebra criação de delegacia no município do Barro
Autor: Lincoln Vieira
Heitor Férrer analisa situação de médicos credenciados pelo Issec
Autor: Ricardo Garcia