Notícias

Bethrose ressalta 10 anos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Por ALECE
20/03/2012 15:03

Compartilhe esta notícia:

Dep. Bethrose (PRP) - Foto: Paulo Rocha

A deputada Bethrose (PRP) destacou, na manhã desta terça-feira (20/03), os 10 anos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O empreendimento foi inaugurado em 28 de março de 2002, pelo então governador Tasso Jereissati.
 

“O Porto aumentou o desenvolvimento do Estado, notadamente do município de São Gonçalo do Amarante e do distrito do Pecém, cuja população se sente orgulhosa por abrigar tão importante obra”, disse.
 
Conforme a deputada, o investimento inicial para construção do Porto foi de cerca de R$ 400 milhões. “O equipamento havia sido pensado para a imediata instalação de uma siderúrgica e uma refinaria, mas naquele momento não foi possível". O “forte” ficou sendo mesmo a movimentação de carga, que cresce a cada ano.

“Em 2003, por exemplo, o Porto movimentou 331 mil toneladas. Já em 2011, o montante foi de 3,4 milhões de toneladas”, informou. Segundo ela, se comparado 2011 com 2010, o faturamento do Porto também aumentou 17%.

Conforme Bethrose, um dos maiores atrativos do Pecém é a localização geográfica estratégica. “Entre os portos brasileiros, é o mais próximo dos Estados Unidos e da Europa”, frisou. Ela lembrou que o empreendimento tem uma profundidade natural superior a 17 metros, o que viabiliza a atracação de navios de grande porte, reduzindo o custo de manutenção da unidade.  

Em 10 anos de existência, de acordo com a deputada, o equipamento se consolidou como a maior obra do Estado. “É dele que saem 70% das nossas exportações”, pontuou, frisando que o Ceará exportava para 60 países antes da construção do CIPP. “Hoje, exportamos para 104 países, aumentando o leque de mercado dos produtos cearenses”, pontuou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) assinalou que, mesmo contrariando boa parte dos deputados que eram do PT, o ex-governador Tasso Jereissati criou o Porto do Pecém. “Não só os petistas, como também seus asseclas, não queriam a construção do Porto. Hoje, podemos ver que a construção marca o grande crescimento naquela região e que o empreendimento é um albergue da economia moderna”, comentou.

O deputado Idemar Citó (DEM) disse que os cearenses “devem muito ao ex-governador Tasso Jereissati, que teve a ideia de fazer o Porto do Pecém”. Para ele, com o Porto teve início “a redenção do desenvolvimento industrial do Ceará”. Conforme Idemar, hoje, o governador Cid Gomes “busca novos recursos para a siderúrgica, que, com certeza, irá desenvolver mais ainda a região do Porto, beneficiando as famílias que moram nos seus arredores”.
EU/AT

Veja também