Notícias

Internautas reconhecem necessidade de preservar recursos hídricos

Por ALECE
26/03/2012 14:25

Compartilhe esta notícia:

Internautas que participaram da enquete do portal da Assembleia Legislativa, na semana de 19 a 26 de março, entendem que há pouco a comemorar no Dia Mundial da Água (22/03). Para a maioria, ou 64,5%, ainda é preciso uma maior conscientização da população sobre a importância da água; enquanto 30% apontam o uso inadequado e poluição dos mananciais. Apenas 5,5% reconheceram que parte da população já preserva e evita desperdícios.

O pesquisador da Embrapa e PHD em irrigação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Rubens Gondim, avalia que há muito desperdício de água, principalmente em áreas urbanas, onde se lavam calçadas e veículos com água tratada. Em áreas irrigadas, os recursos hídricos são desperdiçados por conta de técnicas inadequadas para o tipo de cultivo. Segundo ele, estas distorções podem ser corrigidas a partir de campanhas educativas promovidas pelos poderes públicos.

Para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL, deputado Dedé Teixeira (PT), no Ceará houve avanços no que diz respeito à democratização do acesso a água pela população. Conforme ele, obras estruturantes como o açude Castanhão, a construção do Eixão das Águas e a transposição das águas do rio São Francisco estão assegurando o abastecimento em diversos pontos do Estado.          

Dedé Teixeira destaca ainda que, mesmo com os esforços realizados para universalizar o abastecimento de água para a população em um Estado dentro do semiárido nordestino, não se pode prescindir da conscientização da população sobre a necessidade de utilizar racionalmente os recursos hídricos. Por isso é importante que haja datas alusivas como o Dia Mundial da Água, quando a comunidade se volta para o tema.  

O deputado Paulo Facó (PTdoB) admite que ainda é necessário uma educação sobre o uso racional da água. De acordo com o parlamentar, a redução do desperdício é possível também com a verificação das tubulações existentes, controle de vazamentos, e conscientização da população sobre a necessidade de economizar recursos hídricos.
JS/AT

Veja também