Notícias

Roberto Cláudio diz que Pecém tem potencial para superar Camaçari e Suape

Por ALECE
10/04/2012 13:37

Compartilhe esta notícia:

Pres. Roberto Cláudio na rádio Assembleia - Foto: Dário Gabriel

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), afirmou nesta terça-feira (10/04) que o Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem potencial de expansão para superar os polos industriais de Camaçari (BA) e Suape (PE). Roberto Cláudio fez essa análise no quadro semanal “Vamos falar com o presidente”, do programa Narcélio Limaverde da FM Assembleia (96,7MHz).

O parlamentar destacou a visita feita por uma comissão de deputados estaduais cearenses aos dois polos industriais na semana passada, como parte da fase inicial do Pacto pelo Pecém, executado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa. “Nós temos aqui um porto com localização privilegiada em ampla expansão, com área física para muitos empreendimentos estruturantes, aporte rodoviário, infraestrutura hídrica e, em breve, com a chegada de duas indústrias de base”, disse o socialista.

Roberto Cláudio falou ainda da importância de se conhecer as experiências de complexos já consolidados, para ajudar a nortear o caminho a ser seguido pelo Pecém. “Só a tecnocracia muitas vezes não dá as respostas que a gente necessita. Só o planejamento participativo sem o lado técnico também leva a um viés que acaba não sendo completo”, ponderou.

Participaram também da entrevista do programa o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Lula Morais (PCdoB), e o secretário executivo, Eudoro Santana, além do deputado Dedé Teixeira (PT), que integrou a comitiva na visita aos polos da Bahia e de Pernambuco.

Lula Morais ressaltou que somente agora estão sendo instaladas escolas profissionais em Camaçari. “Não tinha um equipamento de educação tecnológica. Esse caminho nós temos que encurtar.” No Ceará, segundo pontuou, esse problema não deve se repetir. “O Estado está criando um centro de capacitação técnica para formar milhares de pessoas e o município de São Gonçalo do Amarante está firmando parcerias para também promover cursos.”

Diante do que observou em Suape e Camaçari, Dedé Teixeira chamou atenção para a necessidade de um plano diretor para coordenar as ações do poder público e da iniciativa privada. “Implantar equipamentos como este, com indústria de base, exige uma discussão mais harmoniosa desse processo, envolvendo os municípios, com a capacidade que o Governo do Estado tem de liderar isso.”
DA/AT

Veja também